domingo, 30 de novembro de 2008

Prof. J.J. da PONTE lança novo livro




Aconteceu no dia 29 de novembro na sede da Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará, o lançamento do livro Controle alternativo de pragas e doenças de plantas de autoria de José Júlio da Ponte e Erbene Góes da Ponte. Prof. J.J. da Ponte apresenta em sua obra, uma grande contribuição para aqueles que cultivam uma agricultura dentro da filosofia da Agroecologia. O livro apresenta-se em uma linguagem simples e objetiva, com boas ilustrações e dividido em duas partes: a primeira versando sobre medidas alternativas de controle e a segunda sobre defensivos agrícolas naturais. Ao adquirir o livro, o comprador recebe como bonificação a Cartilha da Manipueira, uma publicação que mui facilmente pode levar informações importantes para os agricultores e seus filhos sobre como utilizar a manipueira no controle de pragas e doenças. A propósito, lembro-me que, minha primeira publicação científica foi justante com a utilização da manipueira no controle do nematóide das galhas, publicação esta, realizada em parceria com o Prof. J.J da Ponte.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Antracnose do mamoeiro: problema pós-colheita


Doença: Antracnose
Patógeno: Colletotrichum gloeosporioides

n As perdas pós-colheita de frutas no Brasil ocorrem na ordem de quase 40%. No mamão em particular, a antracnose pode ser considerada a fitomoléstia que proporciona maiores prejuízos tanto ao comerciante como ao consumidor. A ocorrência da fitomoléstia em regime de pós-colheita está muito associada a problemas de manuseio, transporte e armazenamento. O lado econômico das perdas provocadas por essa doença é bastante significativo, pois o consumidor ao adquirir o fruto em supermercados ou na feira livre, em princípio encontra-o aparentemente sadio, mas tão logo o fruto seja colocado na fruteira aparecem os primeiros sintomas. De um modo geral, as doenças de planta reduzem a quantidade da produção; reduzem a qualidade da produção; aumentam o custo de produção; condicionam o tipo de produção. No caso específco da ocorrência da antracnose do mamoeiro em condições de pós-colheita, os prejuízos incidem diretamente na qualidade do produto ofertado. Lamentavelmente, ainda encontramos um percentual razoável de frutos de mamão com sintomas da antracnose em estágio muito avançado, fato este que reflete diretamente na rejeição do cliente ao produto. Poderíamos resumir as recomendações para o controle da citada doença enfatizando que medidas de manejo adotadas para o agronegócio deveriam ser também incorporadas aos frutos que se destinam ao comércio interno.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

AGROTÓXICO: FOTOS E FATOS





A problemática do uso de agrotóxicos é uma realidade nos campos agrícolas de nosso imenso país. No Ceará, esta realidade não é muito diferente, haja vista que regiões como a Ibiapaba, Baixo Jaguaribe e Cariri, podemos encontrar problemas na utilização desses produtos. O tomateiro em particular, é uma cultura cujo cultivo sempre se encontra aliado ao uso intensivo de agrotóxicos. Problemas que se iniciam pela venda sem uso do receituário agronômico, falta de respeito quanto ao período de carência (intervalo entre a última pulverização e o início da colheita), descarte de embalagens, misturas incompatíveis, entre outros. Neste sentido, o curso de Agronomia da UFC no campus da UFC no Cariri, iniciou um trabalho de avaliação da realidade do uso de agrotóxicos na região. Em uma visita prévia no município de Missão Velha no distrito de Jamacaru, os professores Joaquim Torres (Fitopatologia), Carlos Wagner (Irrigação), Marcus (Zootecnia) acompanhados do Engenheiro Agrônomo Hilton Cruz Leite, visitaram duas propriedades onde o tomateiro é cultivado, encontrando problemas como a falta de EPI para aplicação dos agrotóxicos e descarte de embalagens. Os alunos da disciplina Fitopatologia I com a orientação do professor da disciplina, irão conduzir um diagnóstico prévio que ao seu final irá identificar os principais gargalos existentes e a partir dos problemas identificados, um programa de educação ambiental deverá ser implantado com o intuito de educar melhor o agricultor no que concerne ao uso desses produtos, inclusive com a recomendação de métodos alternativos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fundo preto


Em visita a localidade de Jamacaru no município de Missão Velha, constatamos a presença em um plantio de tomateiro de sintomas da podridão estilar.

Em condições de irregularidade no suprimento de água no processo de irrigação, o déficit hídrico no solo conduz obrigatoriamente à deficiência de nutrientes. A deficiência de Ca é o exemplo clássico da importância da água na absorção de nutrientes pelas plantas. Ela ocasiona na cultura do tomateiro o distúrbio conhecido como fundo preto, e que se manifesta com mais freqüência em situações de estresse hídrico.
O sintoma se inicia com a flacidez dos tecidos da extremidade dos frutos, que evolui para uma necrose deprimida, seca e negra. O sintoma é normalmente conhecido como podridão estilar ou "fundo-preto". Irregularidades no suprimento de cálcio ou que interfira no processo de translocação para o fruto pode provocar deficiência.
Deficiência hídrica,
Salinidade alta,
Elevados teores de nitrogênio, enxofre, magnésio, potássio, cloro e sódio na solução do solo,
pH baixo,
utilização de altas doses de adubos potássicos e nitrogenados, principalmente as fórmulas amoniacais, além de variedades sensíveis, são alguns fatores que condicionam a ocorrência dessa fitomoléstia.
.A aplicação adequada de corretivos e com a adoção de um manejo eficiente da irrigação, evita que a planta sofra estresse hídrico, principalmente nas fases de florescimento e crescimento dos frutos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

AULA PRÁTICA: SINTOMATOLOGIA




Alunos da disciplina Fitopatologia I do quinto semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará do Campus do Cariri, estiveram no dia 05 de novembro no município de Barbalha para aula prática sobre sintomatologia. Seguindo uma metodologia de trabalho, os alunos coletavam materiais (folhas, frutos, ramos, etc) exibindo sintomas de fitomoléstias e fotografavam o material para apresentação posterior na sala de aula.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Verrugose do abacate




Agente causal :

Sphaceloma perseae Jenkins
Elsinoe perseae Jenkins

Prejuízos:
Queda prematura dos frutos;
Redução do tamanho e da qualidade,
Além de sua desvalorização comercial

Doença muito comum, encontrada em frutos comercializados em feiras livres e até em supermercados.

material coletado por alunos da disciplina Fitopatologia I UFC Campu Cariri