sexta-feira, 15 de maio de 2009

DESCARTE DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICO





Muita se fala sobre problemas concernentes ao descarte de embalagens de agrotóxicos. Lembro aqui a frase dita pelo Engº Agrº José Levi Montbelo “Fruto da ação coletiva, a embalagem contaminada de agrotóxico deixa de ser uma fonte de contaminação do meio ambiente, para transformar-se em produto reciclável, gerando benefícios e proporcionando segurança à sociedade”
• As leis são bem claras, como vemos abaixo: Lei 7.802 de 11/7/89
• Art.7º - II -d) Informações sobre....destino final das embalagens
• Decreto 98.816 de 11/01/90
• Art. 33º - embalagens projetadas e fabricadas de forma a impedir....vazamento, evaporação, perda ou alteração do conteúdo
• Art. 41º - constar na bula informações sobre o destino final das embalagens e sobra de defensivos agrícolas
• Art. 46º o descarte de embalagens e resíduos de defensivos agrícolas deverá atender as recomendações da bula.....
• Art.58º - II A ação fiscalizadora é da competência dos orgãos estaduais de agricultura, saúde e meio ambiente
• Lei federal nº9.974 06/06/00 e Decreto nº 3.550
• A evolução crescente do uso de embalagens plásticas trouxe uma preocupação grande no tocante às questões ambientais. Nesse ponto cabe aos fabricantes, revendedores, usuários e fiscais tomarem conhecimento de que a responsabilidade é de todos.
• Cabe aos Fabricantes
• Providenciar recolhimento, reciclagem e/ ou destruição
• Informar local das Centrais de Recebimento
• Implementar parcerias visando campanhas educacionais incentivando a tríplice lavagem e a reciclagem de embalagens vazias.
• Alterar modelos de rótulos e bulas
• Cabe aos Revendedores:
• gerenciar unidades de recebimento
• gerar informações no ato da venda sobre procedimentos da reciclagem
• incluir no receituário informações sobre processo de reciclagem
• realizar parceria nos processos educativos com poder público.
• Aos Usuários compete:
• devolver embalagens vazias nas U.R
• efetuar lavagem tríplice ou lavagem sob Pressão
• embalagens rígidas não laváveis deverão ser mantidas intactas
• embalagens flexíveis deverão ser colocadas em sacos plásticos padronizados
• armazenar embalagens vazias temporariamente na propriedade
• realizar transporte das embalagens até as U.R
• guardar comprovantes de entregas das embalagens
De um modo geral, o que verifica é que a instalação de uma unidade de recebimento de embalagens de agrotóxico depende muito de uma vontade política de todos os atores envolvidos no setor agropecuário, e somado a isso tudo, a elaboração de parcerias que possam fortalecer cada vez mais a solução de um problema ambiental dos mais graves.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

ASPECTOS DA ECOLOGIA DE VÍRUS VEGETAIS




Os vírus necessitam de algumas exigências para sobreviverem. A primeira delas diz respeito a presença de uma ou mais plantas hospedeiras. Depois, é necessário um meio para sua transmissão e a presença de hospedeiros sadios para a pronta infecção.
Sabemos que os vírus apresentam estabilidade física dentro do hospedeiro, principalmente quando se encontram em grandes concentrações. Um exemplo disso é o Vírus do Mosaico do Fumo TMV que sobrevive no solo por muito tempo, como também o faz no cigarro de palha que o trabalhador rural gosta de consumir.
No que diz respeito a taxa de movimentação dos vírus e distribuição na planta, temos que os vírus que se movem mais rapidamente, possuem chances maiores de sobrevivência. Vírus que se locomovem dentro da semente e lá sobrevivem possuem uma grande vantagem quanto à sua sobrevivência e transmissão.
Os vírus que consomem o hospedeiro mais rapidamente, se tornam menos aptos a sobreviver do que aqueles que causam doenças com severidade moderada, a qual permite a sobrevivência e reprodução da espécie.
Vírus que possuem uma pequena gama de hospedeiros podem sobreviver principalmente na presença de hospedeiros perenes, ou em função de propagação vegetativa do hospedeiro, ou ainda da capacidade que possui de ser transmitido pela semente.
A dispersão dos vírus vegetais assume uma importância muito grande em um sistema de manejo integrado de doenças de plantas. Os afídeos, por exemplo, são de grande importância nesse contexto e muita atenção deve ser dada a presença dos mesmos tanto na área de plantio, como nas áreas adjacentes. A disseminação dos vírus por vetores do ar depende da origem da fonte de inoculo, do próprio potencial de inoculo, e nesse aspecto a mosca branca biótipo B Bemisia argentifolii, representa um vetor altamente importante na transmissão de geminivírus em plantios de solanáceas, de modo que tanto em plantios escalonados como em plantios perto de fonte de inóculo, o controle da doença torna-se quase impossível.
A dispersão depende também da natureza e do hábito do vetor. Se o vetor é não persistente, semipersistente ou persistente, bem como do tempo que o vetor se torna ativo. A transmissão por semente não deixa de ter sua importância para o hospedeiro, principalmente quando se trata de uma cultura anual, como também para nematóides, mesmo com a locomoção destes sendo efetuada lentamente.
No que concerne a dispersão realizada a longas distâncias, o homem exerce um ponto crucial quanto a ocorrências de viroses. Plantas, sementes, raízes, túberas, ferramentas, etc. O TMV é transmitido pelo homem no momento em que o cigarro de palha é usado dentro do plantio.
______

domingo, 3 de maio de 2009

Irrigação e doenças de plantas





Doença é o mal funcionamento de células e tecidos do hospedeiro que resulta da sua contínua irritação por um agente patogênico ou fator ambiental e que conduz ao desenvolvimento de sintomas.”
Agrios, 1997

Após De Bary comprovar o papel de fungos como agentes causadores de doenças, os fitopatologistas se dedicaram a descrever as doenças de natureza infecciosa e esqueciam os efeitos do ambiente; Sorauer (1874)por sua vez, deu importância aos fatores ambientais:
a)Como influenciadores das doenças infecciosas;
b)Causadores de doenças não infecciosas.


O excesso de água na planta pode ocasionar:
•Desperdício de água;
•Falta de aeração nas raízes;
•Maior consumo de fertilizantes;
•Aumento de custo de produção;
•Aumento de doenças



Excesso de água pode provocar o aparecimento de doenças nas plantas. A prevenção de diversas doenças é feita controlando-se corretamente a irrigação. Solo muito úmido por irrigações muito freqüentes pode inibir o desenvolvimento das raízes e aumentar a incidência de fungos e bactérias, ou seja, manter a tensão hídrica abaixo da tensão de água adequada para a cultura.



O ambiente é um dos componentes do triângulo das doenças, juntamente com o patógeno e o hospedeiro. Normalmente, no manejo cultural, o homem esquece que pode alterar o equilíbrio existente entre patógeno, ambiente e hospedeiro, e assim contribui para a incidência de doenças.


A mucrcha do pimentão, cujo agente causal é Phytophthora capsici, ocorre muitas vezes em função de um sistema de irrigação mal dimensionado, ou de um turno de rega inadequado. Diante de uma situação como esta, o produtor, de imediato, pergunta ao Engenheiro Agrônomo qual o defensivo agrícola que deverá aplicar para o devido controle da fitomoléstia. Ora, se observármos que o sistema de irrigação com mangueiras (muito comum na região da Ibiapaba, Estado do Ceará) aplica água em excesso e adicionado a este fato, o produtor ainda aplica adubação nitrogenada com uréia, vemos que nesta situação, temos a causa da doença atingindo o fator ambiental, e de nada adiantará a aplicação de defensivos.


Outra situação muito comum é o sistema de irrigação por aspersão em mamoeiro. A inadequação desse sistema de irrigação beneficiará a ocorrência da doença conhecida como varíola, cujo agente causal é o fungo Asperisporium caricae. Convém neste caso aplicar o sistema de irrigação localizado que é o mais recomendado para a cultura.

Finalmente, cabe aqui chamar a atenção que os fatores ligados ao ambiente apresentam grande importância no tocante ao manejo preventivo das fitomoléstias, de maneira que produtor ao planejar o seu plantio não esqueça as questões relativas aos fatores ambientais como integrante do triângulo das doenças.