terça-feira, 24 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO BOM SENSO PARA O FITOPATOLOGISTA




Tivemos um tempo em que a solução única para o controle de doenças de plantas era a imediata aplicação de defensivos agrícolas ou agrotóxicos (este nome mais comum). A verdade é que cada vez mais nos deparávamos com problemas concernentes a aplicação desses produtos.
Problemas relativos a aquisição de defensivos era o primeiro deles, pois se comercializava produtos em sacos plásticos de 1 ou 2kg que não eram embalagens originais.
Depois a qualidade da calda e o seu preparo, aí incidindo problemas relativo ao pH e a qualidade da água utilizada. A aplicação em si era um dos mais graves problemas, pois se o aplicador trabalhasse recebendo por diária era um rendimento e se trabalhasse por empreita era outra.
Complicado ainda mais era a questão do respeito ao período de carência - intervalo entre a última aplicação do produto e a colheita - quase ninguém respeitava.
A coisa mudou com o emprego das técnicas de manejo integrado de doenças, mas também, como dizia um amigo meu, o técnico deve possuir BS, não de graduação, mas sim de bom senso, deve ser mestre, não significa que tenha mestrado mas sim que saiba administrar o manejo integrado das doenças e deve ser doutor, não necessariamente que tenha doutorado, mas que tenha vivência o suficiente para dar conta do recado.
Uma das dicas que todo técnico deve ter em mente é separar o que é causa e o que é efeito, e mas do que isso saber que o homem interfere no triângulo epidemiológico e muitas vezes é o manejo cultural inadequado que é a causa do aparecimento de determinadas fitomoléstias.
Uma irrigação inadequada, como por exemplo a aspersão sobre o repolho, pode contribuir para aparecimento de fitobacterioses. Um excesso de adubação nitrogenada em tomateiro, principalmente se for com uréia, pode contribuir para o aparecimento do talo ôco.
Ter a visão do todo (holismo) e ao mesmo tempo ouvir o produtor rural e conhecer a realidade local é o ponto de partida para aplicação de um manejo adequado com vistas a prevenir o aparecimento de surtos epidêmicos de fitomoléstias.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PROFESSORES E ALUNOS DA AGRONOMIA PRESTIGIAM LANÇAMENTO DO PROGRAMA "MAIS ALIMENTOS."





Aconteceu no dia 16 de novembro no Parque de Exposição do Crato-Ce, o lançamento do programa MAIS ALIMENTOS. Programa do Governo Federal direcionado ao financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas para agricultores familiares.
Empresas de máquinas e implementos agrícolas de diversas regiões do país se fizeram presentes exibindo e comercializando seus produtos. O evento foi uma verdadeira vitrine para alunos do curso de Agronomia da UFC Cariri que tiveram oportunidade de ver os mais novos lançamentos do setor. O evento contou com a presença de professores e alunos, destacando-se a presença dos professores Ricardo Ness e Felipe.