sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


Universidade Federal do Ceará 

Pró-Reitoria de Graduação

Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente – CPAD

Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular

                                                PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA


Ano/Semestre
2012-1

1 – Identificação
1.1. Centro: Campus da UFC no Cariri                                                                         
1.2. Departamento: - Curso de Agronomia

1.3. Disciplina:



1.4. Código:

1.5. Caráter:

1.6. Carga Horária:


Sem.

Anual

Obrig.

Opt.

FITOPATOLOGIA I

AGR027

X

 

X

 

64h

1.7. Professor: Joaquim Torres Filho

1.8. Curso: Agronomia

2. Justificativa

Fitopatologia é a ciência que se dedica ao estudo e controle das doenças de plantas. Sua inclusão é fundamental para a formação do Engenheiro Agrônomo, o que a torna matéria obrigatória em todos os cursos de Agronomia do país. Seu ensino visa propiciar aos estudantes conhecimentos gerais sobre fitopatógenos e doenças de plantas, as quais são consideradas fatores limitantes à produção e produtividade das culturas e que constituem uma constante ameaça para a agricultura mundial. Fitopatologia II será ministrada por meio de aulas teóricas e práticas que permitirão aos estudantes ter uma visão geral dos métodos de controle e Manejo integrado de doenças em Fitopatologia, o que contribuirá para a capacitação de profissionais de Agronomia nessa área.

3. Ementa

Histórico e importância da Fitopatologia. Princípios e conceitos básicos. Sintomatologia. Etiologia. Postulados da patogenicidade. Ciclo das relações patógeno–hospedeiro. Epidemiologia. Classificação de doenças de plantas. Doenças não parasitárias. Características de entidades fitopatogênicas: Fungos, Bactérias, Nematóides, Mollicutes, Protozoários. Plantas hiperparasitas. Exemplos de doenças.

4. Objetivos – Geral e Específicos


Geral
Propiciar conhecimentos sobre história e importância da fitopatologia, sintomatologia, etiologia, epidemiologia e principais microrganismos fitopatogênicos.

Específicos

Conhecer o ciclo da relação patógeno–hospedeiro, bem como os aspectos epidemiológicos;
Estudar os postulados de Kock, diagnose, classificação de doenças de plantas;
Conhecer as principais práticas laboratoriais para identificação de patógenos;
Estudar  os principais microrganismos fitopatogênicos.
Conhecer os fundamentos sobre a sintomatologia e identificação de sintomas em condições de campo.


5. Descrição do Conteúdo/Unidades


Laboratórios: Laboratórios de Fitopatologia; Micologia e  Nematologia. Atividades, equipamentos e materiais básicos para o estudo de doenças de plantas.

Coleta e Remessa de Material para Exame Fitopatológico: Seleção, coleta e tipos de acondicionamento de material vegetal infectado para diagnose; Tipos de diagnose de enfermidades em vegetais.

Sintomatologia: Reconhecimento prático, identificação e classificação de sintomas observados em  plantas doentes.

Preparações Microscópicas: Técnicas de preparações microscópicas; visualização, identificação e classificação de fungos fitopatogênicos pertencentes a diferentes categorias taxonômicas (Deuteromicetos, Aascomicetos, Oomicetos e Basidiomicetos) .

Isolamento  e cultivo de microrganismos: Principais técnicas de isolamento e cultivo de fungos e bactérias associados a tecidos  vegetais.

Inoculação de microrganismos fitopatogênicos: Demonstração de métodos de inoculação de fungos. Testes de patogenicidade e avaliação de resistência de  plantas a doenças.

Patologia de Sementes: Importância da sanidade de sementes; Disseminação e transmissão de patógenos pelas sementes;  Métodos de detecção de fungos em sementes.

Bactérias Fitopatogênicas: Doenças de etiologia bacteriana,  testes de detecção e de patogenicidade, técnicas de  inoculação e de identificação de gêneros  fitopatogênicos .

Nematologia: Nematóides de importância agrícola.. Preparações microscópicas, Morfologia, Principais gêneros e espécies; Técnicas de extração do patógeno do tecido vegetal  e do solo, coloração de massa de ovos.


6. Metodologia de Ensino

Aulas expositivas com utilização de recursos computacionais, com data show, videos. Trabalhos de campo com coleta de material com sintomas de doenças. Práticas na utilização racional de defensivos agrícolas. Apresentação de seminários. Elaboração de posters.


7. Atividades Discentes

    Apresentação de seminário e coleta de material vegetal com sintomas de doenças de plantas.













8. Avaliação

Avaliação teórica (50%) - resulta da média de 03 avaliações parciais.
Avaliação prática (50%) - resulta da soma das notas obtidas das atividades: seminários (20%), testes aplicados ao final das aulas práticas (5%), monografias (10%) e provas práticas (15%).
A nota final do aluno é obtida pela soma das notas das avaliações teórica e prática.

9. Bibliografia

BERGAMIN FILHO, A. & AMORIM, L. KIMATI, H. Manual de Fitopatologia: Princípios e     conceitos v.1, 3 ed. S. Paulo, Agronômica Ceres. 1995. 919p. il.
BERGAMIN FILHO, A .& AMORIM, L. Doenças de plantas tropicais: Epidemiologia e   controle econômico. S. Paulo, Agronômica Ceres. 1996. 289 p. il.
KIMATI, H.; AMORIM, L.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L. E. A.; REZENDE, J. A. M.   Manual de Fitopatologia. Doenças de Plantas cultivadas. vol.2, 3. ed., Agronômica Ceres,   1997. 774p. il.
LORDELLO, L. G. E. Nematóides das plantas cultivadas. 8ed. São Paulo. Nobel. 1984. 314p.
MENEZES, M. & OLIVEIRA, S.M.A. Fungos Fitopatogênicos. Recife, UFRPe. Imprensa  Universitária.1993. 277p. il.
TIHOHOD, D. Nematologia agrícola aplicada. Jaboticabal FUEP, 1993. 372p. il.