sábado, 28 de setembro de 2013

Classificação de doenças de plantas


28/09/2013







Atividade de aprendizagem sobre CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS

Caro(S) discentes,
1.     Do ponto de vista do agrônomo que trabalha na extensão rural, qual seria a melhor forma de classificação de doenças de plantas? Como você justificaria a forma escolhida?
2.     Idem para o pesquisador?
3.     De que modo o estudo e compreensão dos aspectos fisiológicos contribuíram para McNew estabelecer a sua tão conhecida classificação de doenças?
4.     Correlacione os processos fisiológicos aos grupos de doenças conforme a classificação de McNew.
5.     Do ponto de vista da evolução parasitária, agressividade e especificidade, como você caracteriza os diferentes grupos de doenças conforme a classificação de McNew?
6.     Um agricultor consultou um técnico sobre um problema de ordem fitossanitária e expôs o seguinte quadro: Plantas apresentavam murchas nas horas mais quentes do dia e no final da tarde davam impressão de recuperação, porém no dia seguinte murchavam de vez, amareleciam, secavam e morriam. Com base no grupo de doenças de McNew, quais procedimentos você adotaria para enquadrar tal quadro sintomatológico em um dado grupo?

Prazo para entrega via postagem no blog: 05/10/2013

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

sugestão de vídeo sintomatologia

Sintomatologia de Doenças de plantas

https://www.youtube.com/watch?v=G8aNFMs1I-k


Dalber Silva 
Estudantes do 7º Trimestre de Agronomia da UNILAB

Notícia

Boa noite professor, achei a noticia bem interessante para divulgarmos no blog. 
Segue o link: 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Desafio Fitopatologia 01/2013/2

Café sombreado no Maciço do Baturité - Identificação de doenças.

O(s) aluno(s) que conseguirem coletar e identificar doenças do cafeeiro em regime sombreado, devem conduzir para a Universidade. Material deve ser acompanhado da ficha de entrada na clínica vegetal.

Aula de Fitopatologia 27/09/2013

Avisamos aos alunos da disciplina de Fitopatologia que para a aula desta sexta-feira iremos trabalhar os conceitos básicos de importância das doenças de plantas e a classificação conforme McNew.

Para tanto, recomendamos que levem para a aula a apostila do prof. Michereff para realizarmos estudo dirigido.

domingo, 22 de setembro de 2013

FITOPATOLOGIA: OBJETIVOS E EVOLUÇÃO



Fitopatologia é a ciência que se dedica ao estudo das fitomoléstias em sua causa, características, evolução e manejo. Pode ser dividida em Fitopatologia Geral, que estuda os princípios, conceitos e as técnicas e a especial que estuda as diversas doenças agrupadas conforme a natureza ou conforme a planta.
Dentre os vários capítulos na Fitopatologia, destaque para sintomatologia, etiologia, epidemiologia e manejo. A Fitopatologia ganhou créditos como ciência na metade do século XIX, com trabalhos que se seguiram às pesquisas de De Bary (Ferrugem do Trigo).
As primeiras referências sobre doenças de plantas estão assinaladas na Bíblia como verdadeiros castigos divinos. Aristóteles e Teofrasto, este último considerado o pai da Botânica, deu contribuições classificando as doenças de plantas em internas e externas. Por sua vez, Plínio e Columella no Império Romano, deram suas contribuições com relatos sobre fitomoléstias, mais particularmente sobre o carvão e a Ferrugem do Trigo.
A história da Fitopatologia pode ser dividida em seis fases ou períodos: Período Místico, da Predisposição, Etiológico, Ecológico, Fisiológico e Biotecnológico. No primeiro caso atribuídas a causas místicas; já na Predisposição seriam o resultado de distúrbios funcionais provenientes de desordens nutricionais que predispunham os tecidos da planta a produzirem fungos, como excrescências que neles se desenvolviam por geração espontânea. No período etiológico as doenças de plantas seriam de natureza parasitária, baseado nos estudos sobre a requeima da batata, provando cientificamente que o fungo Phytophthora infestans era o agente causal.
No período ecológico Neste período foram conduzidos estudos sobre diversos aspectos do meio, como fatores climáticos, edáficos e nutricionais, além de outros. No período ecológico foram iniciados os estudos sobre epidemiologia, sobrevivência do patógeno, disseminação, penetração, colonização, condições predisponentes, ciclo biológico entre outros.
No período fisiológico, as doenças de plantas passam a ser encaradas com base nas relações fisiológicas entre hospedeiro e patógeno, como um processo dinâmico no qual ambos se influenciam mutuamente. No período atual, da Biotecnologia, a engenharia genética tem permitido através de diferentes técnicas, como por exemplo: sequenciamento genético, um avanço altamente significativo para um melhor entendimento da Fitopatologia.
ATIVIDADE BASEADA EM PROBLEMA
Situação:
Suponha a ocorrência da fitomoléstia antracnose do cajueiro cujo agente causal é o fungo Colletotrichum gloeosporioides.
Imagine-se vivendo em cada época e vivenciando cada período da fitopatologia. Como você iria descrever as possíveis causas desta fitomoléstia com base no histórico e evolução da Fitopatologia?
Obs: Atividade para ser realizada em grupo de 6 alunos com envio para o blog em forma de comentário resumido até o dia 25/09/2013.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Roda de Leitura


  1. Atividade: Roda de Leitura
  2. Texto: As plantas também adoecem
  3. Link: http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Agricultura-e-Floresta/content/As-plantas-tambem-adoecem?bl=1&viewall=true
  4. Apresentar um resumo dos principais conceitos observados no texto (uma lauda, fonte arial 12, espaço 1,5)
  5. Apresentar três questionamentos sobre o texto.
  6. Prazo para entrega: 27/09/2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Uma abordagem sobre doenças de plantas com visão holística


  • A observação de um determinado patógeno e/ou de uma determinada fitomoléstia em si só, não representa necessariamente um perigo a um determinado cultivo realizado pelo agricultor. O enfoque estritamente visto sob o ponto de vista do triângulo da doença, pode limitar o foco de ação diante da ausência de uma visão de todo o sistema agrícola no qual situa-se o plantio no qual foram detectadas doenças de plantas.
  • Um olhar que contemple a visão do todo, ou seja, do entendimento do sistema agrícola como um todo, permitirá principalmente ao estudante e ao técnico, cuja função é tratar do manejo cultural, examinar que além de patógeno, hospedeiro e ambiente, existe todo um sistema integrado, inclusive com uma participação do ser humano que propicia condições para a aplicação de medidas de manejo preventiva e aí ênfase é dada ao manejo cultural e agroecológico, que permite uma tomada de decisão com maior consciência sobre a relação causa-efeito na ocorrência de uma fitomoléstia.
  • O imediatismo de tentar controlar a todo custo qualquer doença de planta, principalmente somente através da aplicação intensiva de químicos tem levado a situações de pressão de seleção no plantio com resultados catastróficos de tal sorte que a doença aumenta em intensidade e frequência e nada surge efeito, face principalmente ao desequilíbrio biológico.
  • Portanto, recomenda-se todo cuidado ao se fazer um diagnóstico fitopatológico. Uma visão holística sempre será bem vinda, permitindo que se combata a causa e não a consequência.



conteúdo programático


DESENVOLVIMENTO RURAL

AGRONOMIA

ANO LETIVO:                2013.2              TRIMESTRE:     7º                           PROFESSOR (A): JOAQUIM TORRES FILHO
DISCIPLINA:  FITOPATOLOGIA
DATA
CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS
20/09/2013
Histórico e importância da fitopatologia; Classificação de doenças de plantas
27/09/2013
Ciclo das relações patógeno-hospedeiro; Etiologia e Sintomatologia.
04/10/2013
Aula prática de campo sobre sintomatologia (Fazenda Piroás)
11/10/2013
Coleta e remessa de material para exame fitopatológico
18/10/2013
Principais doenças de hortaliças, fruteiras e grandes culturas
25/10/2013
Aula prática sobre doenças de hortaliças, fruteiras e grandes culturas (Campus do Pici)
01/11/2013
Primeira avaliação; Ação do meio ambiente sobre doenças de plantas
08/11/2013
Fisiologia do parasitismo e mecanismos de resistência de plantas às doenças
22/11/2013
Seminários sobre bactérias, fungos, vírus, nematoides e viróides como agente de doenças de plantas
29/11/2013
Segunda avaliação; Princípios e Medidas de Controle
06/12/2013
Manejo Integrado de doenças de plantas
13/12/2013
Avaliação Final


























Professor (a):_________________________________     Coord. do Curso__________________________     Resp. pelo Recebimento________________________________

                            Este mapa de frequência é válido somente com as Assinaturas do Professor, do Coordenador e do Responsável pelo Recebimento.