terça-feira, 6 de maio de 2014

Controle das viroses do mamoeiro no Ceará

Ações sequenciadas da Adagri garantem controle das viroses do mamoeiro em perímetros irrigados
Bastante suscetível às viroses, a cultura vem sofrendo grandes perdas na produção, podendo chegar à destruição da totalidade das plantas afetadas. No geral, as plantas atacadas por vírus apresentam baixo desenvolvimento vegetativo, menor rendimento da produção, má qualidade de produtos e menor longevidade produtiva. 

A intensidade dos danos causados pelos vírus depende, logicamente, da resistência do hospedeiro, da virulência do patógeno e dos fatores ambientais favoráveis ao desenvolvimento da doença. O vírus da mancha anelar do mamoeiro (Papaya ringspot virus, PRSV), o vírus do amarelo letal do mamoeiro (Papaya yellowing lethal virus, PYLV) e o vírus da meleira do mamoeiro (“Papaya sticky disease virus”, PSDV), são os principais vírus que infectam o mamoeiro no Brasil. 

Para o Gerente de Gestão de Risco Tuffi Habibe, a eliminação imediata de mamoeiros infectados por viroses tem que ser prática comum entre os produtores, pois a presença dessas plantas no campo, podem ocasionar grandes disseminações, comprometendo atuais em futuras plantações desta fruteira. 

Visando manter o controle destas doenças, a Área Vegetal da Adagri, em ação sequenciada nos meses de abril e maio, efetuou ações de erradicação de plantas atacadas por vírus nos Perímetros Irrigados de Curupati e Baixo Acaraú, com resultados positivos, garantindo desta forma a manutenção do controle relacionado às viroses que infectam mamoeiros nestas áreas produtoras.

Fonte: http://www.adagri.ce.gov.br/index.php/noticias/1003-controle-das-viroses-do-mamoeiro-no-ceara- 

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva - (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br