sábado, 28 de agosto de 2010

Sobre orgânicos*

Segundo a Instituição Normativa no 007, de 17 de maio de 1999 do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, considera-se sistema orgânico todo aquele em que se adotam tecnologias que otimizem o uso de recursos naturais e socioeconômicos,  tendo por objetivo a auto-sustentação no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de insumos artificiais tóxicos,  organismos geneticamente modificados (OMG, transgênicos) ou radiações ionizantes emcada fase do processo de produção, armazenamento e consumo, privilegiando a preservação da saúde ambiental e humana e assegurando a transparência em todos os estágios de produção e da transformação (MAA, 1999). Em suma, busca-se a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isento de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a vida do consumidor, do agricultor e do meio ambiente, como também a preservação e ampliação da biodiversidade dos ecossistemas e a conservação das condições físicas, químicas e biológicas do solo, da água e do ar.
___________
*contribuição do aluno Caríssio Silva

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cultivo de hortaliças em ambiente protegido

O cultivo protegido é uma tecnologia que permite ao agricultor várias vantagens quando comparado ao sistema tradicional. A produtividade é uma delas. Mas ao contrário do que se pensa, o cultivo protegido requer o aprimoramento das técnicas de manejo sob pena do tiro sair pela culatra.
No caso específico de doenças de plantas, algumas fitomoléstias que não ocorrem com frequência no plantio convencional, ocorrem no cultivo protegido. Esta ocorrência é mais pelo fato do manejo inadequado do que propriamente por condições ideais para o ataque do patógeno. Vejamos o caso do "talo oco" ou "moledo", cujo agente causal, a bactéria Erwinia carotovora, ocorre com frequência em função do manejo inadequado da irrigação. Para fugir do ataque desta bactéria, a solução é o plantio em substratos artificiais, de modo que a raiz da planta não tenha contato com o solo.
Outro aspecto que chamamos a atenção é que, visitas às estufas só devem ser permitidas até as 8 horas (da manhã), pois passado esse tempo, visitas novas poderão trazer patógenos indesejáveis.
Voltaremos breve ao assunto!

Fitodisease: Proteção à planta e não à doença!