terça-feira, 6 de maio de 2014

Controle das viroses do mamoeiro no Ceará

Ações sequenciadas da Adagri garantem controle das viroses do mamoeiro em perímetros irrigados
Bastante suscetível às viroses, a cultura vem sofrendo grandes perdas na produção, podendo chegar à destruição da totalidade das plantas afetadas. No geral, as plantas atacadas por vírus apresentam baixo desenvolvimento vegetativo, menor rendimento da produção, má qualidade de produtos e menor longevidade produtiva. 

A intensidade dos danos causados pelos vírus depende, logicamente, da resistência do hospedeiro, da virulência do patógeno e dos fatores ambientais favoráveis ao desenvolvimento da doença. O vírus da mancha anelar do mamoeiro (Papaya ringspot virus, PRSV), o vírus do amarelo letal do mamoeiro (Papaya yellowing lethal virus, PYLV) e o vírus da meleira do mamoeiro (“Papaya sticky disease virus”, PSDV), são os principais vírus que infectam o mamoeiro no Brasil. 

Para o Gerente de Gestão de Risco Tuffi Habibe, a eliminação imediata de mamoeiros infectados por viroses tem que ser prática comum entre os produtores, pois a presença dessas plantas no campo, podem ocasionar grandes disseminações, comprometendo atuais em futuras plantações desta fruteira. 

Visando manter o controle destas doenças, a Área Vegetal da Adagri, em ação sequenciada nos meses de abril e maio, efetuou ações de erradicação de plantas atacadas por vírus nos Perímetros Irrigados de Curupati e Baixo Acaraú, com resultados positivos, garantindo desta forma a manutenção do controle relacionado às viroses que infectam mamoeiros nestas áreas produtoras.

Fonte: http://www.adagri.ce.gov.br/index.php/noticias/1003-controle-das-viroses-do-mamoeiro-no-ceara- 

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva - (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Aula de campo sintomatologia

Alunos do sétimo trimestre do curso de Agronomia da Unilab, estiveram na fazenda Piroás no dia 21 de fevereiro de 2014 para aula de campo com o tema: Sintomatologia de doenças de plantas.
No primeiro momento, os alunos se dirigiram ao campo para coletar materiais. Após realizaram a classificação dos sintomas em trabalho de equipe e apresentaram os materiais coletados.
Grupo de alunos com o professor
coalescimento 
galhas
alunas classificando os sintomas
podridão do fruto
mumificação
mancha de alga
superbrotamento

alunos identificando material
sinal