quarta-feira, 1 de abril de 2015

Fitopatologia: Problemas e Soluções

Vocês tiveram a oportunidade de visitar um plantio de hortaliças no município de Aratuba. Ouviram explicações do agricultor líder do grupo de horticultores, visualizaram problemas.

Com base nas fotos observadas, vocês foram desafiados a esclarecer os fatos com base na causa - efeito.

1. Que sintoma é este? Descreva, fazendo a classificação do tipo de sintoma e do processo fisiológico afetado conforme MkNew.

2. Na sua opinião, este consórcio é viável? Explique e justifique.

3. É um sintoma de deficiência nutricional ou de fitovirose?
    Qual o caminho correto para uma resposta segura?

4. Vocês observaram que o agricultor faz a sementeira praticamente dentro da área de plantio. O que vocês pensam disso do ponto de vista fitopatológico?

5. Na foto, observa-se um cultivo de tomateiro finalizado. Este é um procedimento correto, ou seja, manter este material ainda em campo, tendo plantios novos nas cercanias? Do ponto de vista do ciclo das relações patógeno hospedeiro e dos aspectos epidemiológicos, como você avalia este quadro?

6. Novamente, vemos na figura, sementeiras e áreas preparadas para plantio. Quais orientações vocês repassariam para os produtores?

7. Qual o sintoma observado e como denominamos uma planta com este tipo de sintoma?

8. Sintoma de deficiência nutricional ou fitomoléstia? classifique-o.

9. No cajueiro vocês observaram isto? do que se trata? Expliquem.

10. Adubação a céu aberto com adubo nitrogenado - uréia - Comente.

Prezados alunos: Respondam os questionamentos e enviem listados nos respectivos tópicos, individualmente e na forma de comentário, até o dia 08/04/2015.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Aula de campo sobre sintomatologia

Estudantes do sétimo trimestre da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, estiveram no dia 18/03/2015, em visita ao sítio Ouro Verde no município de Barreiras - Ce para uma aula de campo sobre etiologia, sintomatologia e epidemiologia.

Além da inspeção e coleta de material, os estudantes tiveram como tarefa a preparação de um herbário virtual que teve como finalidade a troca de informações sobre os sintomas identificados, fitomoléstias e manejo cultural.















Atividade:
1.Ficha do histórico da área
2. Nome da cultura (comum e científico)
3. Sintomatologia
4. Etiologia
5. Manejo