quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fitopatologia: Ensino em uma visão holística


O ensino da Fitopatologia requer conhecimentos de várias outras disciplinas, as quais constituem pré-requisito para que o aluno possa se matricular na disciplina que ensina o manejo das doenças de plantas.

Não obstante tal situação, foi-se o tempo em que decorar nome de agentes causais de doenças de plantas era fator fundamental no processo de aprendizagem. Em contrapartida, os conhecimentos gerados pela Biologia, Botânica, Fisiologia Vegetal e outras disciplinas, essenciais para o aprendizado da Fitopatologia, não recebiam a ênfase necessária no contexto do processo de ensino e aprendizagem.

Isso posto, convém ressaltar que, o professor no momento em que aborda um determinado tema, como por exemplo: "ambiente e doenças de plantas", deve estimular o aluno a pensar de modo transdisciplinar (entre e dentro), deixando de lado o disciplinar e além disso adicionar boa dose de uma visão holística.

Combater e/ou manejar a causa em detrimento da consequência é o "X" da questão. Veja por exemplo a incidência do fungo Colletotrichum gloeosporioides no maracujazeiro. Normalmente a incidência se dá em condições ambientais de temperaturas altas durante o dia com a presença de chuva ou orvalho durante a noite (causas ambientais) e devido a plantas que estão nutricionalmente frágeis. Examinando-se a causa,medidas de manejo integrado tornam o controle mais eficiente do que simplesmente recomendar a aplicação de um produto "A" ou "B".

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