sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tratar a planta e não a doença


O enfoque a ser dado por qualquer agrônomo de bom senso é sempre direcionado a tratar a planta. Doença de planta na grande maioria das vezes é consequência de manejo inadequado do solo, hídrico e cultural.
Durante o cultivo de uma determinada espécie, várias medidas de caráter preventivo devem ser tomadas para evitar o máximo possível qualquer perda decorrente do ataque de um determinado patógeno.
No tocante às questões hídricas, o bom dimensionamento e escolha do tipo de irrigação a ser utilizado é fundamental para o sucesso da cultura. Situações que envolvem consórcio de culturas como cultivo de mamoeiro e coqueiro com irrigação por aspersão, conduzem ao favorecimento do ataque do fungo Asperisporium caricae,agente da varíola do mamoeiro e da podridão do olho do coqueiro com Phytophthora.
Adubações excessivas com nitrogênio, principalmente na fórmula de uréia, favorecem bastante o ataque de várias doenças no tomateiro. Adubar equilibradamente dando preferência ao sulfato de amônio nos parece mais lógico.
Podas de formação e limpeza na cultura do maracujazeiro devem ser precedidas de inspeção sob pena de se tornarem práticas contraproducentes e desse modo ao invés de ser a solução se tornarão problemas proporcionando ocorrência de fitomoléstias como antracnose e bacteriose.
Por isso o lema é tratar a planta e não a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário