terça-feira, 27 de julho de 2010

A relação de causa e efeito em doenças de plantas

O título acima citado parece em princípio um pouco descabido. O grande problema é que no contexto geral de um plantio de uma cultura, a área de fitopatologia é posta em segunda plano, quando o correto seria fazer parte de um planejamento integrado e preventivo através de várias ações de manejo cultural, de solo, da irrigação e da previsão do tempo.
O correto manejo de uma cultura, dentro de uma visão holística é questão de preferência e prevenção de riscos, danos e perdas. Muitas vezes a doença é consequência. Lembro-me de um caso em que um agricultor procurou-me para diagnosticar a morte precoce do maracujazeiro em sua propriedade. Antes de plantar o maracujazeiro ele cultivou tomateiro. Como se aduba em larga escala o tomateiro, planta-se o maracujazeiro na esperança de utilizar resíduos de adubos que foram colocados para o tomateiro. O solo tem vida e o maracujazeiro é uma nova cultura e merece ser bem manejada. Como consequência da falta de manejo adequado, o maracujazeiro começa a apresentar debilidade tanto de aspecto hídrico como nutricional e o reflexo é que esta debilidade é uma porta aberta para entrada de patógenos menos especializados, mas que provocam sérios danos ao cultivo.
Causa: péssimo manejo....Consequência: doenças, perdas, danos e injúrias.

Voltarei ao assunto!

Um comentário:

  1. Por isso sempre é melhor trabalhar com a prevenção. Mesmo que essa tenha um certo custo ela previne de problemas muito maiores que podem vir depois.

    ResponderExcluir