domingo, 5 de junho de 2011

Desafio

Fitopatologia – epidemiologia




Situação 1: Microcyclus ulei – Agente do Mal das folhas em seringais nativos da Amazônia ocorre em baixa incidência nessa região quando comparado ao surto epidêmico no Estado da Bahia. Explique a razão em função dos fatores da epidemia associados ao hospedeiro, ambiente e patógeno.

Situação 2: Um agricultor cultiva tomate em sistema de produção com plantio escalonado. Do ponto de vista epidemiológico, quais seriam possíveis causas e efeitos dessa prática? Imagine o caso de geminiviroses transmitidas pela mosca branca. Quais problemas poderiam surgir?

Situação 3: Sobre o texto abaixo, transpondo-o para cultura do tomateiro, comente sua opinião do ponto de vista fitopatológico e epidemiológico no caso de plantio escalonado. Quais as medidas que seriam adotadas?

PLANO BÁSICO DE MANEJO DE DOENÇAS

A exemplo de do que ocorrem em diversas culturas é urgente à necessidade de elaboração de um plano básico de manejo de doenças na cultura do algodão, atuando fortemente na área de capacitação dos profissionais da área de difusão de informação, colocando-os a par de técnicas de controle que envolva vários métodos que não sejam apenas por intervenções químicas. Muitos problemas de doenças ocorridos durante a safra são resultados de falhas como a escolha de sementes de qualidade livre de patógenos (tombamento, ramulose e mancha angular), drenagem de solo (mela), injúrias provocadas por danos de insetos, mecânicas, fertilizantes (mirotécio), falha da destruição de soqueira (ramulose).

O plano básico deverá evitar prioritariamente que erros grosseiros sejam cometidos e que os princípios gerais de controle e “triângulo” da doença sejam plenamente entendidos e desta forma um manejo integrado de doença seja executado de forma completa e acima da ordem da intenção.

Créditos: Manejo de doenças: Visão dos consultores.

Evaldo Kazushi Takizawa

Engenheiro Agrônomo

Ceres Consultoria Agronômica – Takizawa, Takizawa e Cia Ltda.

Telefone: (66) 498-5222

Rua Maringá, 669. Centro.

CEP: 78.850-000

Primavera do Leste – MT – Brasil.

E-mail: e.takizawa@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário