quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Descobrem vírus gigante em águas oceânicas


Descobrem vírus gigante em águas oceânicas


Escrito por alain arias barreto

Megavirus chilensis11 de octubre de 2011, 10:38Washington, 11 out (Prensa Latina) Peritos franceses descobriram um vírus com um cumprimento 10 ou 20 vezes maior que outros da sua espécie, segundo um estudo divulgado na revista da Academia das Ciências (PNAS).

Batizado como Megavirus chilensis pelo seu encontro em águas oceânicas frente as costas chilenas, mede 0.7 micras (milésimas de milímetros) de diâmetro, tem estruturas filiformes no exterior, segundo um relatório.

O estudo genético do micróbio gigante mostra também que está formado por mais de mil genes, pelos quais construí os sistemas que precisa para se reproduzir uma vez dentro do convidado.

Os autores do estudo, cientistas da Universidade de Aix-Marseille, Marsella, França, disseram que o Megavirus provavelmente infectou amebas, organismos unicelulares que flutuam livres no mar.

Esta não é a primeira vez que se descobre um vírus gigante, já em 2003 foi visto um muito grande infectando a um protozoário nomeado Aconthamoeba polyphaga.

Era tão grande o seu tamanho que no começo se pensava que era uma bactéria.

Mas após estudarem seu mecanismo de infecção e ciclo de vida na houve dúvidas que era um vírus.

_________
Notícia publicada em: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=375725&Itemid=1

aab/arc/vm

Nenhum comentário:

Postar um comentário