quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Uma abordagem sobre doenças de plantas com visão holística


  • A observação de um determinado patógeno e/ou de uma determinada fitomoléstia em si só, não representa necessariamente um perigo a um determinado cultivo realizado pelo agricultor. O enfoque estritamente visto sob o ponto de vista do triângulo da doença, pode limitar o foco de ação diante da ausência de uma visão de todo o sistema agrícola no qual situa-se o plantio no qual foram detectadas doenças de plantas.
  • Um olhar que contemple a visão do todo, ou seja, do entendimento do sistema agrícola como um todo, permitirá principalmente ao estudante e ao técnico, cuja função é tratar do manejo cultural, examinar que além de patógeno, hospedeiro e ambiente, existe todo um sistema integrado, inclusive com uma participação do ser humano que propicia condições para a aplicação de medidas de manejo preventiva e aí ênfase é dada ao manejo cultural e agroecológico, que permite uma tomada de decisão com maior consciência sobre a relação causa-efeito na ocorrência de uma fitomoléstia.
  • O imediatismo de tentar controlar a todo custo qualquer doença de planta, principalmente somente através da aplicação intensiva de químicos tem levado a situações de pressão de seleção no plantio com resultados catastróficos de tal sorte que a doença aumenta em intensidade e frequência e nada surge efeito, face principalmente ao desequilíbrio biológico.
  • Portanto, recomenda-se todo cuidado ao se fazer um diagnóstico fitopatológico. Uma visão holística sempre será bem vinda, permitindo que se combata a causa e não a consequência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário