quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Fitodisease


Fitodisease é um blog para postagem e discussão de incidência das principais doenças de plantas que ocorrem na região do cariri cearense. As fotos e matérias relacionadas às doenças de plantas ficam a critério do professor de Fitopatologia e dos discentes da referida disciplina da Universidade Federal do Ceará no campus do cariri.
Oídio do urucuzeiro
Principal doença do urucuzeiro, cujo agente etiológico Oidium bixae a família Erysiphaceae. A doença se manifesta na forma de massa branca pulverulenta localizadas nas folhas e nos pêlos das cápsulas das cachopas, na variedade "bico-de-pato" e inflorescência. O ataque severo nas folhas altera os processos fisiológicos compromete o desenvolvimento da planta. Nestas condições, os limbos atacados e encarquilhados murcham e morrem.
O controle desta doença nas condições do cariri cearense pode ser realizado com o uso da manipueira conforme pesquisa realizada por Ponte (1996) com aplicações da manipueira pura ou diluída (1:2; 1:3; 1:4). Material coletado no município de Barbalha-Ce em 22.10.2008

Um comentário:

  1. Fico muito feliz quando vejo um educador fazendo uso das mais modernas ferramentas no senmtido de facilitar a aprendizagem dos discentes. De um grande profissional só poderia vir grandes iniciativas. Parabéns professor Joaquim. Grande Abraço, Prof. Dijalma Freitas - Escola Agrotécnica Federal de Iguatu.

    ResponderExcluir