segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fundo preto


Em visita a localidade de Jamacaru no município de Missão Velha, constatamos a presença em um plantio de tomateiro de sintomas da podridão estilar.

Em condições de irregularidade no suprimento de água no processo de irrigação, o déficit hídrico no solo conduz obrigatoriamente à deficiência de nutrientes. A deficiência de Ca é o exemplo clássico da importância da água na absorção de nutrientes pelas plantas. Ela ocasiona na cultura do tomateiro o distúrbio conhecido como fundo preto, e que se manifesta com mais freqüência em situações de estresse hídrico.
O sintoma se inicia com a flacidez dos tecidos da extremidade dos frutos, que evolui para uma necrose deprimida, seca e negra. O sintoma é normalmente conhecido como podridão estilar ou "fundo-preto". Irregularidades no suprimento de cálcio ou que interfira no processo de translocação para o fruto pode provocar deficiência.
Deficiência hídrica,
Salinidade alta,
Elevados teores de nitrogênio, enxofre, magnésio, potássio, cloro e sódio na solução do solo,
pH baixo,
utilização de altas doses de adubos potássicos e nitrogenados, principalmente as fórmulas amoniacais, além de variedades sensíveis, são alguns fatores que condicionam a ocorrência dessa fitomoléstia.
.A aplicação adequada de corretivos e com a adoção de um manejo eficiente da irrigação, evita que a planta sofra estresse hídrico, principalmente nas fases de florescimento e crescimento dos frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário