sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ALUNOS DE MICROBIOLOGIA EM AULA PRÁTICA







Aprender e aprimorar as técnicas laboratoriais no tocante a biossegurança, esterilização, isolamento de microrganismos e utilização correta de microscópio. São aulas práticas de microbiologia para os alunos do curso de Agronomia da UFC Cariri.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Varíola do mamoeiro






Sintomas nas folhas:
Presença de manchas necróticas arredondadas, pardo-claras, com halo amarelado, com 3-4mm de diâmetro. Na face inferior, encontra-se uma massa escura e pulverulenta formada pelos esporos do fungo, dando um aspecto cinza-preto.

Aspecto econômico:
Ocorre com elevada freqüência, danos causados diminuem o valor econômico dos frutos e causa o enfraquecimento das plantas. Se constitui em uma das fitomoléstias mais coletadas pelos alunos da disciplina Fitopatologia I principalmente nas feiras livres.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Varíola, pinta-preta ou bexiga do mamoeiro






Apesar da importância da varíola para o mamoeiro, poucos estudos têm sido realizados visando a seleção de genótipos resistentes ou a adoção de táticas de manejo para o controle integrado dessa fitomoléstia. http://www.ufpel.tche.br/sbfruti/anais_xvii_cbf/fitotecnia/165.htm
Etiologia:
causada por Asperisporium caricae (Speg) Maubl ordem Moniliales, família Dematiaceae. É a fitomoléstia mais comum no mamoeiro e ocorre tanto em pomares comerciais como em pomares domésticos. Os esporos são disseminados pelo vento e respingos de chuva. Esta fitomoléstia é beneficiada em maior intensidade a temperaturas entre 23 e 27ºC, com ventos forte e elevada precipitação pluviométrica.
Sintomatologia:
A varíola é uma infecção do mamoeiro que se inicia nas folhas inferiores da planta, mas algumas vezes pode começar nas folhas novas e nos frutos. Na parte inferior das folhas, o fungo desenvolve frutificações pulverulentas, circulares e levemente angulosas. As manchas têm coloração cinza-clara no centro, cercada por linhas concêntricas, de margens marrom-escuras ou pretas. Os esporos desenvolvem nesta face, facilitando a contaminação dos frutos.

Manejo:
Realizar o monitoramento constante a partir do transplantio. De acordo com REZENDE & FANCELLI (1997), a doença não precisa de pulverizações específicas em campos de produção. Promover boa aeração no plantio e evitar irrigação por aspersão. Remover folhas velhas com sintomas da doença.
_____
PS. Material coletado por alunos da disciplina de Fitopatologia I/semestre 2008.2 do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará UFC Campus do Cariri para o trabalho de Patologia pós-colheita de frutos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Fitodisease


Fitodisease é um blog para postagem e discussão de incidência das principais doenças de plantas que ocorrem na região do cariri cearense. As fotos e matérias relacionadas às doenças de plantas ficam a critério do professor de Fitopatologia e dos discentes da referida disciplina da Universidade Federal do Ceará no campus do cariri.
Oídio do urucuzeiro
Principal doença do urucuzeiro, cujo agente etiológico Oidium bixae a família Erysiphaceae. A doença se manifesta na forma de massa branca pulverulenta localizadas nas folhas e nos pêlos das cápsulas das cachopas, na variedade "bico-de-pato" e inflorescência. O ataque severo nas folhas altera os processos fisiológicos compromete o desenvolvimento da planta. Nestas condições, os limbos atacados e encarquilhados murcham e morrem.
O controle desta doença nas condições do cariri cearense pode ser realizado com o uso da manipueira conforme pesquisa realizada por Ponte (1996) com aplicações da manipueira pura ou diluída (1:2; 1:3; 1:4). Material coletado no município de Barbalha-Ce em 22.10.2008