sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ferrugem
Cercospora

Carvão



INTRODUÇÃO
O feijão-caupi, feijão-de-corda ou feijão-macassar (Vigna unguiculata (L.) Walp.) é uma leguminosa de origem tropical, muito bem adaptada às condições ecológicas do Brasil e especialmente às regiões Norte e Nordeste. Representa alimento básico para as populações de baixa renda do Nordeste brasileiro, apresenta ciclo curto, baixa exigência hídrica e rusticidade para se desenvolver em solos de baixa fertilidade e, por meio da simbiose com bactérias do gênero Rhizobium, tem a habilidade para fixar nitrogênio do ar. Na região do Cariri Cearense, o feijão-caupi é a leguminosa mais cultivada devido à sua importância alimentar e econômica. No entanto, o plantio na época chuvosa pode acarretar em grandes prejuízos, pois a temperatura e umidade relativa se tornam favoráveis ao desenvolvimento de diversos fitopatógenos. O objetivo do presente trabalho foi identificar e catalogar as principais doenças do feijão-caupi na região do Cariri cearense, no período de abril a junho de 2009.

METODOLOGIA
As amostras com sintomas foram coletadas nas áreas produtoras de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha no período de abril a junho de 2009, separadas em sacos plásticos conforme o tipo de sintomas, etiquetadas com data e local de coleta. Posteriormente o material coletado foi identificado em laboratório através da microscopia ótica e com base na sintomatologia.


Doença

Carvão
Entyloma vignae
Folíolos com manchas arredondadas, de coloração castanha escura; Lesões circundadas por um notável halo amarelo.
Cercosporiose
Cercospora canescens Ellis & Martin
Folíolos com manchas necróticas, secas, ligeiramente deprimidas de coloração avermelhada e contorno irregular.
Ferrugem
Uromyces appendiculatus (Pers)
Formação de pústulas em ambas as superfícies foliares. Tais pústulas são reveladas por meio de pequenas manchas necróticas, amareladas.

Sarna
Elsinoe phaseoli Jenk. (Sphaceloma sp.)
Folhas com pontuações amarelo-amarronzadas, tornando-se brancas ou marrons. Vagens encurvadas, atrofiadas,e muitas vezes secas.
Crestamento Bacteriano
Xanthomonas campestris pv. vignicola (Burkholder) Dye
Folhas com pontos encharcados na face abaxial, transformando-se em lesões com centro necrosado e halo alaranjado.
Mosaico-Dourado
Bean golden mosaic virus, BGMV
Folíolos com pontuações de coloração verde-amareladas, que evoluem para amarelo dourado.
Eliminar fontes de inoculo;

CONCLUSÃO
A análise da sintomatologia revelou que no período de abril a junho, ocorreu um aumento da quantidade de doenças no caupi por conta do período chuvoso da região. O carvão, a sarna e a ferrugem foram às doenças de maior ocorrência. Pôde-se observar que nesse período a produtividade da região foi afetada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BEDENDO, I.P. Vírus. In: BERGAMIN FILHO, A.; KIMATI, H.; AMORIM, L. (Eds.). Manual de fitopatologia: princípios e conceitos. 3. ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 1995. v.1, p.132-160.
Doenças do caupi. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Feijao/FeijaoCaupi/index.htm%20.%20Acesso%20em:%2001/05/2009
Doenças do caupi. Disponível em:
http://www6.ufrgs.br/agronomia/fitossan/fitopatologia/.%20Acesso%20em:%2010/06/2009.
KIMATI, H.; AMORIM, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIM FILHO, A.; CAMARGO, L.E.A. Manual de fitopatologia. 4. ed. São Paulo: Editora Agronômica Ceres, 1995. v. 2, p. 435 – 443.
NASCIMENTO, C.S.; JUNIOR, M.A.L.; STAMFORD, N.P.; FREIRE, M.B.G.S.; SOUSA,C.A. Nodulação e produção do caupi (Vigna unguiculata L. Walp) sob efeito de plantas de cobertura e inoculação. Rev. Bras. Ciênc. Solo vol.32 no.2 Viçosa Mar./Apr. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário