quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Microbiologia




MICROBIOLOGIA -Estuda seres microscópios, geralmente muito pequenos para serem observados em microscópio ótico ou eletrônico. A palavra microbiologia é originada de palavras gregas – mikros “pequeno”; bios “vida”; logos “ciência”.
Os micróbios, constituem um grupo extremamente variado de seres vivos que não podem ser vistos a olho nu como, bactérias, fungos, vírus, fitoplasmas, protozoários e muitas algas. Os microrganismos são de extrema importância para a vida no planeta, assim como têm um grande impacto sobre as atividades humanas. Em geral os associamos somente às doenças que eles causam nas plantas e nos animais, incluindo os homens, porém, não diminuindo a sua importância, os microrganismos patogênicos são uma minoria.
Além de seu importante papel como componentes da microbiota residente de animais e plantas, em nosso dia a dia convivemos com os mais diversos produtos microbiológicos “naturais” tais como: vinho, cerveja, queijo, picles, vinagre, antibióticos, pães, etc. Paralelamente, não pode ser deixada de lado a importância dos processos biotecnológicos, envolvendo engenharia genética, que permitem a “criação” de novos microrganismos, com as mais diversas capacidades metabólicas.
Os microrganismos são importantes também no papel nos processos geoquímicos (ciclo do carbono e do nitrogênio), sendo também importantes nos processos de decomposição de substratos e sua reciclagem. Dentre os compostos utilizados como substrato temos, alguns de grande importância atualmente: DDT, outros pesticidas, cânfora, etc.
À introdução de genes bacterianos em outros organismos (ditos transgênicos), tais como plantas. Assim, está em franco desenvolvimento a obtenção de plantas transgênicas resistentes a pesticidas ou ao ataque de insetos.
Postulados de Koch
Em 1880, Kock desenvolveu técnicas laboratoriais e organizou os critérios necessários para provar que um microrganismo específico causava uma doença particular. Os postulados de Kock.
1. Um microrganismo específico pode sempre estar associado a uma doença.
2. O microrganismo pode ser isolado e cultivado em cultura pura, em condições laboratoriais.
3. A cultura pura do microrganismo produzirá a doença quando inoculada em animal susceptível.
4. É possível recuperar o microrganismo inoculado do animal infectado experimentalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário