quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O nematóide Meloidogyne mayaguensis


O assentamento Estrela no município de Barbalha, Estado do Ceará se constitui em um grande produtor de goiabas. Para realizar o plantio, a associação dos assentados contraiu financiamento bancário do Pronaf. As mudas, segundo consta, oriundas de Petrolina - Pe, foram plantadas e hoje o que se vê é a ocorrência na área plantada de forma generalizada do nematóide do gênero Meloidogyne mayaguensis.

Plantas com sintomas de bronzeamento das bordas das folhas, amarelecimento, perda do vigor da copa, queda de folhas, seca e morte, além de galhas nas raízes (hipertrofia), é o quadro sintomatológico encontrado. A infestação por M. mayaguensis requer uma atitude imediata daqueles que fazem o serviço de assistência técnica aos assentados.

1. O solo está contaminado e como medida única a ser recomendada está a erradicação das plantas através da queima, se possível na própria cova;

2. Fazer aração e gradagem profunda deixando por dois meses a terra exposta aos raios solares;

3. Não fazer replantio com outras mudas de goiaba;

4. Realizar plantio de cravo de defunto e/ou Crotalaria spectabilis;

O grande problema que ocorre é que nenhuma medida foi tomada e cada vez mais o nematóide vai se disseminando pela região.

Todo e qualquer processo de compra, transporte de mudas e/ou sementes deve ser rigorosamente inspecionado pelas agências de defesa agropecuárias de cada estado no sentido de procurar ser o mais rigoroso no tocante a inspeção de material que entra e/ou sai de cada estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário