quarta-feira, 17 de março de 2010

Microorganismos: Os operários da Terra''






A primeira reportagem da série "Os Operários da Terra"
destaca a importância dos microorganismos para a conservação do solo.É dificil imaginar que ,em apenas um centímetro cúbico de solo ,existam mais de 1.000 espécies de microflora e que estima-se que existam bilhões de organismos da microfauna: (de 300 mihões a 50 bilhões de bacterias e de 500mil a 100 milhões de fungos) - dados da Esalq-Usp . Os microrganismos fazem parte da nossa microfauna e têm funções
diversas e especiais. Por exemplo, são os fungos os responsáveis pela formação e diferenciação entre plantas, árvores, e até ecossistemas.

A entrevistada Elke Jurandy Cardoso, do departamento de solo da ESALQ-USP, estudou pinus e araucárias por exemplo, e verificou que são diferentes em suas características, entre outras razões, devido a influência de fungos, e que eles só sobrevivem na natureza por causa das ações destes microrganismos. Além dos fungos, as bactérias têm funções importantíssimas. Elas fixam o nitrogênio, sendo responsáveis pela sobrevivência de alguns vegetais, leguminosas, etc.

Os microrganismos são operários da terra e muito importantes para o solo.Com eles, pode-se verificar a qualidade de um solo e de um ambiente, sua diversidade e capacidade de recuperação. A microbiota do solo apresenta grande importância no desenvolvimento de culturas, pois atua diretamente na ciclagem de nutrientes, através da decomposição da matéria orgânica, tornando-os disponíveis às plantas, além de influenciar a produção das culturas pelo efeito benéfico que alguns
grupos de microorganismos simbióticos e associativos exercem nas plantas. A pesquisadora Elke e sua equipe estudaram vários tipos de microorganismos e suas influências na biodiversidade.

Autor:

Editora-Chefe:Vera Diegoli. Pauta de Biodiversidade: Paula Piccin.
Reportagem : Cláudia Tavares. Imagens:Ronaldo Justino. Operador de
Áudio: Sandro Pereira. Auxiliar de Câmera :Fábio Salles. Edição de
Texto: Valesca Canabarro.
Edição de Imagens: Francisco Barbosa.

Disponível em: http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=391

Nenhum comentário:

Postar um comentário