terça-feira, 13 de abril de 2010

Microbiologia é saúde





Unhas Compridas.

Muitas pessoas encaram as unhas compridas como verdadeiros símbolos de feminilidade. Olhando pelo prisma de higiene, principalmente em profissionais ligadas às áreas de saúde (enfermeiras, laboratoristas, médicas, entre outras) e às áreas de produção de alimentos, elas são focos reais de contaminação por microrganismos.

Sob as unhas compridas podem viver várias classes de microrganismos, como bactérias, fungos, vírus, protozoários e ovos de vermes, que podem causar até a tão temida cisticercose cerebral.

Lamber o Dedo pra virar a página?

Em primeiro lugar a língua não foi feita para esta finalidade e nem para molhar selos de cartas. Os livros podem apresentar vários tipos de esporos de fungos, inclusive causadores de micoses como candidíase e micoses profundas extremamente graves como aspergilose, por exemplo.

A presença de ácaros e suas fezes também representar um verdadeiro atentado contra a boa higiene. A poeira formada sobretudo por pele humana (cerca de 80%), ao ser ingerida pode lhe dar uma configuração meio antropófoga (arghghgh!). Isso sem falar no que a ausência de práticas de lavagem das mãos podem acarretar.
Cachorro quente e Salsichão

Perigo: presença da bactéria Listeria monocytogenes.
Conseqüências: pode causar aborto ou, 8 a 12 horas após a ingestão, levar a diarréia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
Erros: consumir a salsicha crua ou com maionese caseira.
Prevenção: cozinhe bem a salsicha. Deixe-a totalmente imersa na água, que deve estar soltando vapor (acima de 60ºC). A maionese consumida deve ser industrializada. O molho deve estar bem quente.
Churrasquinho

Perigo: presença da bactéria Escherichia coli.
Conseqüências: após 8 a 12 horas podem surgir diarréia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
Erros: consumir a carne mal passada ou deixá-la mal refrigerada.
Prevenção: prefira o churrasquinho feito na hora e bem passado. Deve-se evitar passar o churrasquinho na farinha, que pode ter sido contaminada ao ser manipulada. A carne crua deve ficar armazenada em caixa térmica com gelo ou refrigerada.

Canudos, copos, pratos e talheres descartáveis
Perigo: presença de microrganismos patogênicos provenientes da saliva.
Conseqüências: herpes labial, candidíase bucal, cárie, inícios de processos de gastrite e/ou úlcera e outras doenças transmissíveis pelo contato.
Erros: reutilização e uso de produtos mal armazenados.
Prevenção: após o uso, os utensílios devem ser destruídos para evitar a sua reutilização.
Fones de ouvido ?

Sem dúvida, os fones de ouvido podem trazer alguns problemas para sua saúde, que vão além da dor de cabeça causada por uma música ruim. Podem transportar microrganismos, como bactérias (Staphylococcus, Streptococcus) causadoras de doenças com pus (laringite e faringite, entre outras).

Há também risco de fungos (dermatófitos e outros causadores de micoses) e doenças por vírus. A limpeza deve ser efetuada com algodão e haste de algodão embebidos em álcool isopropílico.
Teclados, mouses e monitores?

Sim, teclados, mouses e monitores podem abrigar microorganismos como o vírus da gripe e o Staphylococcus aureus, que causa diversas infecções, por mais de 24 horas. Para limpar, é preciso passar pelo menos uma vez por semana um jateador de ar próprio para isso. Na falta, dá para usar um secador de cabelo. Depois, é preciso passar álcool isopropílico com um algodão e cotonete.

Escovas de dente?


Geralmente as escovas de dentes apresentam a mesma flora microbiana da boca do usuário e podem conter diferentes tipos de bactérias provenientes da cavidade bucal ou do meio ambiente, como Streptococcus mutans (um dos possíveis causadores de cárie), leveduras, vírus e até mesmo parasitas intestinais.

http://www.bebendo.com.br/2008/01/dr-bacteria-e-neurose-de-cada-dia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário