sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cultivo de hortaliças em ambiente protegido

O cultivo protegido é uma tecnologia que permite ao agricultor várias vantagens quando comparado ao sistema tradicional. A produtividade é uma delas. Mas ao contrário do que se pensa, o cultivo protegido requer o aprimoramento das técnicas de manejo sob pena do tiro sair pela culatra.
No caso específico de doenças de plantas, algumas fitomoléstias que não ocorrem com frequência no plantio convencional, ocorrem no cultivo protegido. Esta ocorrência é mais pelo fato do manejo inadequado do que propriamente por condições ideais para o ataque do patógeno. Vejamos o caso do "talo oco" ou "moledo", cujo agente causal, a bactéria Erwinia carotovora, ocorre com frequência em função do manejo inadequado da irrigação. Para fugir do ataque desta bactéria, a solução é o plantio em substratos artificiais, de modo que a raiz da planta não tenha contato com o solo.
Outro aspecto que chamamos a atenção é que, visitas às estufas só devem ser permitidas até as 8 horas (da manhã), pois passado esse tempo, visitas novas poderão trazer patógenos indesejáveis.
Voltaremos breve ao assunto!

Fitodisease: Proteção à planta e não à doença!

Um comentário:

  1. Gostara que você especifica-se melhor essa não permissão de realizar visitas ate as 08:00, isso teria a ver com o fato de sermos veiculo de esporos ou da própria especie patogênica?

    ResponderExcluir