quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fitopatologia e sua importância no contexto agrícola


O planejamento para o plantio de qualquer cultura pode ser realizado com orientações técnicas fundamentadas nos resultados da pesquisa agropecuária realizada pelas universidades e instituições de pesquisas públicas e privadas.
Como um negócio igual a qualquer outro, a agricultura não permite mais espaços para improvisações, daí porque se faz necessário chamar atençãopara as relações que ocorrem na área do plantio no que diz respeito ao equilíbrio biológico e particularmente na situação do triângulo da doença.
Neste triângulo, a interação entre patógeno, hospedeiro e ambiente em um processo dinâmico, pode levar a ocorrência de fitomoléstias e consequentemente, todos recursos investidos podem sumir de uma hora para outra levando inevitavelmente o produtor rural a uma situação indesejada.
Prevenção é palavra de ordem. Postura proativa é uma necessidade.
Veja o caso da irrigação por exemplo: mal dimensionada ela torna-se contraproducente, levando a situações como falta de oxigenação nas raízes, aparecimento de fitomoléstias através da criação de microclima favorável a ocorrência de bacterioses por exemplo. Solo muito úmido por irrigações frequentes pode inibir o desenvolvimento de raízes e aumentar a incidência de patógenos. No caso de cultivo protegido, para grande parte de fitomoléstias, a situação de água livre ou próxima do ponto de saturação é um problema que conduz inevitavelmente a uma relação de causa e efeito para o estabelecimento de uma doença de planta.
Outro cuidado diz respeito a água de irrigação. Caso esteja contaminada por fitopatógenos, a probabilidade de ocorrência de uma fitomolestia no plantio torna-se bem maior.
Em uma situação de plantio consorciado de mamoeiro e coqueiro, uma irrigação por aspersão pode contribuir para a ocorrência de varíola no mamoeiro e da queima do olho do ponteiro do coqueiro. Fato como este mencionado, ocorre em alguns plantios consorciados com estas duas culturas, onde a escolha do método de irrigação ignora as doenças de plantas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário