quarta-feira, 2 de março de 2011

Fitopatologia: Histórico e evolução

1. Na história da Fitopatologia, referências às doenças de plantas podem ser encontradas na Bíblia e, de um modo geral eram atribuídas a causas místicas. Doenças em culturas como videiras, oliveiras, cereais, figueiras são as que se destacam. Desse modo a Bíblia é uma fonte de informações mais antigas sobre as doenças de plantas.


Baseado no texto acima, como você explica que ainda hoje alguns agricultores ainda apresentam esta mesma crença? A antracnose do cajueiro apresenta sintomas necróticos foliares e alguns agricultores creditam a ocorrência desta fitomoléstia a  tempestades e raios. Você concorda?

Como você explicaria que esta doença é causada por um fungo?

2. O período da Predisposição se caracterizou pelo registro de fungos associados a doenças de plantas. Neste período, Franz Unger, botânico alemão, descreveu que distúrbios funcionais decorrentes de desordens nutricionais, predispunham os tecidos da planta a produzirem fungos, fato este amplamente de acordo com a teoria da geração espontânea. Apesar de falho, o trabalho de Unger ofereceu qual contribuição à Fitopatologia?

3. Etiologia estuda a causa das doenças de plantas. O Período Etiológico foi um período rico em grandes contribuições para a Fitopatologia. Cite pelo menos três fatos importantes desse período.

4. Biotecnologia, engenharia genética, técnicas de PCR. Você concorda que estamos no período da Biotecnologia? O uso deconhecimentos da biotecnologia para obtenção de plantas resistentes aos patógenos deve ser um dos principais objetivos da Fitopatologia.

5. Sintomatologia

No portal Fitopatologia.net (http://www6.ufrgs.br/agronomia/fitossan ) é mencionado a sintomatologia de uma fitobacteriose, que geralmente aparece formando reboleiras, tendo como sintoma inicial, a murcha dos folíolos da planta. Geralmente as folhas se apresentam murchas nos períodos de temperaturas mais elevadas do dia, recuperando a turgidez nos horários de temperaturas mais brandas. Em condições de elevadas temperaturas e umidade do solo, torna-se questão de dias para que as plantas murchem e sequem completamente. Plantas atacadas pelo patógeno apresentam, principalmente na região do coleto, o escurecimento dos feixes vasculares que podem ser facilmente visualizados realizando-se um corte longitudinal nesta região. Pergunta-se: Em condições de campo, qual teste você aplicaria para confirmar que a murcha é de origem bacteriana? E qual o teste definitivo e suas etapas para correta identificação do agente causal?

6. Parasitas obrigatórios: são aqueles que necessitam viver às custas do tecido vivo do hospedeiro. Não são cultivados em meio de cultura. Ex: fungos causadores de carvões, míldios, ferrugens; vírus, viróides, nematóides e algumas bactérias.

Parasitas facultativos: normalmente se desenvolvem como saprófitas, mas podem também agir como parasitas. São facilmente cultivados em meio de cultura. Ex: fungos como Rhizoctonia solani e Sclerotium rolfsii. No caso da realização do teste de patogenicidade para parasitas obrigatórios e para parasitas facultativos, como ficam as etapas a serem cumpridas?

7. A bactéria penetra facilmente em bulbos que apresentam injúrias causadas por queima de sol, insetos e danos mecânicos durante as operações de colheita, ... Esperar o amadurecimento do bulbo e a perda máxima de água antes da colheita. ...

www6.ufrgs.br/.../fitopatologia/ficha.php?id=30 Qual a diferença entre injúrias, danos e perdas?

respostas para: joaquim.torres@ufc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário