domingo, 22 de setembro de 2013

FITOPATOLOGIA: OBJETIVOS E EVOLUÇÃO



Fitopatologia é a ciência que se dedica ao estudo das fitomoléstias em sua causa, características, evolução e manejo. Pode ser dividida em Fitopatologia Geral, que estuda os princípios, conceitos e as técnicas e a especial que estuda as diversas doenças agrupadas conforme a natureza ou conforme a planta.
Dentre os vários capítulos na Fitopatologia, destaque para sintomatologia, etiologia, epidemiologia e manejo. A Fitopatologia ganhou créditos como ciência na metade do século XIX, com trabalhos que se seguiram às pesquisas de De Bary (Ferrugem do Trigo).
As primeiras referências sobre doenças de plantas estão assinaladas na Bíblia como verdadeiros castigos divinos. Aristóteles e Teofrasto, este último considerado o pai da Botânica, deu contribuições classificando as doenças de plantas em internas e externas. Por sua vez, Plínio e Columella no Império Romano, deram suas contribuições com relatos sobre fitomoléstias, mais particularmente sobre o carvão e a Ferrugem do Trigo.
A história da Fitopatologia pode ser dividida em seis fases ou períodos: Período Místico, da Predisposição, Etiológico, Ecológico, Fisiológico e Biotecnológico. No primeiro caso atribuídas a causas místicas; já na Predisposição seriam o resultado de distúrbios funcionais provenientes de desordens nutricionais que predispunham os tecidos da planta a produzirem fungos, como excrescências que neles se desenvolviam por geração espontânea. No período etiológico as doenças de plantas seriam de natureza parasitária, baseado nos estudos sobre a requeima da batata, provando cientificamente que o fungo Phytophthora infestans era o agente causal.
No período ecológico Neste período foram conduzidos estudos sobre diversos aspectos do meio, como fatores climáticos, edáficos e nutricionais, além de outros. No período ecológico foram iniciados os estudos sobre epidemiologia, sobrevivência do patógeno, disseminação, penetração, colonização, condições predisponentes, ciclo biológico entre outros.
No período fisiológico, as doenças de plantas passam a ser encaradas com base nas relações fisiológicas entre hospedeiro e patógeno, como um processo dinâmico no qual ambos se influenciam mutuamente. No período atual, da Biotecnologia, a engenharia genética tem permitido através de diferentes técnicas, como por exemplo: sequenciamento genético, um avanço altamente significativo para um melhor entendimento da Fitopatologia.
ATIVIDADE BASEADA EM PROBLEMA
Situação:
Suponha a ocorrência da fitomoléstia antracnose do cajueiro cujo agente causal é o fungo Colletotrichum gloeosporioides.
Imagine-se vivendo em cada época e vivenciando cada período da fitopatologia. Como você iria descrever as possíveis causas desta fitomoléstia com base no histórico e evolução da Fitopatologia?
Obs: Atividade para ser realizada em grupo de 6 alunos com envio para o blog em forma de comentário resumido até o dia 25/09/2013.


10 comentários:

  1. Equipe: Fernando, Wilson, Eliene e Joana

    Místico -> A doença ocorreu devido a castigos de seres sobrenaturais para punir o homem por seus actos incorretos.

    Predisposição -> Devido a um desequilíbrio nutricional ocorre um distúrbio funcional na planta, ocorrendo assim a doença.

    Etiológico -> A doença ocorre devido a acção de um fungo parasita.

    Ecológico -> O cajueiro por estar em ambiente quente e úmido e tendo presente no solo organismos que ao abrirem fissuras na planta, folhas novas por exemplo, possibilitaram a entrada e desenvolvimento de fungos parasitas.

    Fisiológico -> Patógenos se inserem na planta onde encontram condições ideias para o seu desenvolvimento, com o consumo dos nutrientes pelos micro-organismos a planta fica doente.

    Biotecnológico -> O cajueiro apresenta um gene que o torna atrativo e possibilita o desenvolvimento do patógeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês no período biotecnológico falam em suscetibilidade!

      Excluir
  2. No período místico essa doença seria causada pelos Deuses como forma de castigo.
    No período de predisposição essa doença seria causada por uma deficiência nutricional fazendo com que os tecidos do cajueiro produzissem fungos, sendo fruto da geração espontânea.
    No período etiológico essa doença seria causada por algum tipo de parasita.
    No período ecológico essa doença seria causada pelos por condições climáticas inadequadas, edáficos, deficiências nutricionais, como também causada por patógenos.
    No período fisiológico essa doença seria explicada com base nas relações fisiológicas entre hospedeiro e patógeno, no qual ambos se influenciam mutuamente.
    No período da biotecnologia (atual) a doença seria causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides.
    Equipe: Ananda
    Evanir
    Dalber
    Rafelly

    ResponderExcluir
  3. Biotecnológico com técnica de sequenciamento genético.

    ResponderExcluir
  4. FITOPATOLOGIA

    PROFESSOR: JOAQUIM TORRES
    EQUIPE: ALANA RODRIGUES/ ANTÔNIA NATÁLIA/ FRANCISCO ADELINO/ FRANCISCO ERLON/ VALDÉCIO RODRIGUES.

    Suponha a ocorrência da fitomoléstia antracnose do cajueiro cujo agente causal é o fungo Colletotrichum gloeosporioides. Imagine-se vivendo em cada época e vivenciando cada período da fitopatologia. Como você iria descrever as possíveis causas desta fitomoléstia com base no histórico e evolução da Fitopatologia?

    No período místico, essa situação seria descrita como um castigo de Deus ocasionado devido ao mau comportamento das pessoas.
    No período da predisposição, essa situação seria descrita como resultado de distúrbios funcionais provenientes de desordens nutricionais que predispunham os tecidos da planta a produzirem fungos, como excrescências que neles se desenvolviam por geração espontânea. Em outras palavras, os distúrbios nas plantas davam origem aos micro-organismos.
    No período etiológico, essa situação seria descrita através da queda da geração espontânea e consequentemente a comprovação da existência dos micro-organismos, como fungos, vírus e bactérias, sendo estes os responsáveis pela patogenicidade provada por meio de experimentos.
    No período ecológico, essa situação seria descrita por meio da interação patógeno-planta-ambiente, isto é, as condições ambientais influenciariam no aparecimento ou desenvolvimento do patógeno na planta.
    No período fisiológico, essa situação seria descrita pelo estudo fisiológico do hospedeiro e do patógeno e das relações fisiológicas entre eles, considerando essa relação de forma dinâmica no qual há a influência mútua por ambas as partes.
    Considerando a fase atual da biotecnologia essa situação seria descrita a partir descrição exata do patógeno causador da doença, no caso acima, o Colletotrichum gloeosporioides e o hospedeiro, dessa forma, é possível identificar com precisão as características dos micro-organismos e a doença que este causará especificamente em determinado hospedeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Período da biotecnologia: utilização das técnicas da biologia molecular para aprofundamento dos estudos com relação a espécie fúngica causadora da doença.

      Excluir
  5. Período místico - Os deuses estão nos castigando, devemos ter feito algo de errado por isso as plantas estão doentes.
    Período da Predisposição - As plantas estão doentes provavelmente por causa das condições ambientais e por distúrbios funcionais causados por desordens nutricionais.
    Período Etiológico - As plantas estão doentes por que foram atacadas por patógenos e com certeza pela influência dos fatores ambientais que, criam condições favoráveis para o contagio.
    Período Ecológico - As plantas estão doentes por causa da sua interação com o meio ambiente e o patógeno causador da doença.
    Período Fisiológico - As plantas estão doentes por conta de suas relações fisiológicas e dinâmicas, entre elas e o patógeno, temos que observar ainda como a doença cresce no campo.
    Período da Biotecnologia - Acreditamos que através do sequenciamento genético, teremos um melhor entendimento desta fitomoléstia.

    EQUIPE: Ednângelo Pereira
    Danisio Silva
    Rafaela Arruda
    Bruna Tomaz
    Igor Simplício
    João Bosco

    ResponderExcluir
  6. Período místico: a antracnose do cajueiro seria considerada como um acontecimento místico, um castigo divino.
    Período da predisposição: nesse período a antracnose seria diagnosticada como resultado de distúrbios e desordens nutricionais, os quais faziam os tecidos da planta produzirem fungos, por geração espontânea. A doença seria responsável por produzir micro-organismos, e não o contrário.
    No período etiológico: está doença seria de natureza parasitária, causada por micro-organismos.
    No período ecológico: a antracnose seria vista como resultado de uma interação entre o hospedeiro, patógeno e ambiente. Ou seja, o ambiente tem papel muito importante na ocorrência das doenças.
    Período fisiológico: a doença antracnose é encarada como uma relação fisiológica entre o hospedeiro e o patógeno a qual existe um processo onde os dois se influenciam mutuamente.
    Já no momento atual devido á evolução da biotecnologia, a doença seria diagnosticada com base científica. Seria considerado os sintomas da planta, e o ambiente no qual ela está inserida. Diante da sintomatologia observada, e analisada, o diagnóstico seria: antracnose doença causada pelo o fungo Colletotrichum gloeosporioides.
    Equipe:
    Mykaelly Morais
    Júnior Pinheiro
    Everlania Felix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que técnicas de engenharia genética vocês poderiam utilizar para aprofundar estudos da espécie fúngica?

      Excluir
  7. ATIVIDADE BASEADA EM PROBLEMA
    Situação:
    Suponha a ocorrência da fitomoléstia antracnose do cajueiro cujo agente causal é o fungo Colletotrichum gloeosporioides.
    Imagine-se vivendo em cada época e vivenciando cada período da fitopatologia. Como você iria descrever as possíveis causas desta fitomoléstia com base no histórico e evolução da Fitopatologia?

    Períodos da Fitopatologia.

    1 – Período Místico (antiguidade ate inicio do sec XIX) - As doenças eram causadas por castigo dos deuses (sem conhecimento cientifico).

    2 – Período da Predisposição (até meados do sec XIX) – doenças em plantas causadas por fatores ambientais.

    3 – Período Etiológico (meados ate final do sec XIX) – mais importante para fitopatologia
    - queda da geração espontânea teoria (coisas ao acaso)
    - invenção do microscópio (1881)
    - primeira doença descrita no mundo (ferrugem do cafeeiro), depois parte de doenças descritas.
    - primeiro fungicida lançado Calda Bordaleza (sulfato de cobre)

    4 – período ecológico – ambiente influencia no desenvolvimento das doença (solo, água , temperatura, ar, umidade).

    5 – período atual – biotecnologia molecular, seqüenciamento de genes, modernas técnicas de Bt, raças diferentes de mesma espécie/gênero



    Juca tura co

    ResponderExcluir