sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Roda de Leitura


  1. Atividade: Roda de Leitura
  2. Texto: As plantas também adoecem
  3. Link: http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Agricultura-e-Floresta/content/As-plantas-tambem-adoecem?bl=1&viewall=true
  4. Apresentar um resumo dos principais conceitos observados no texto (uma lauda, fonte arial 12, espaço 1,5)
  5. Apresentar três questionamentos sobre o texto.
  6. Prazo para entrega: 27/09/2013

17 comentários:

  1. RESUMO
    DISCIPLINA: FITOPATOLOGIA
    PROFESSOR: JOAQUIM TORRES ALUNO: ERLON SILVA
    DATA: 27/092013
    As plantas também adoecem...
    As plantas sofrem com efeitos de agentes do meio em que vivemos como qualquer ser vivo, esses agentes que podem pertencer o meio bióticos e abióticos, podem causar doenças nas plantas desenvolvendo doenças podendo levar a morte. Esses agentes causadores são semelhantes os que causam doenças em outros seres vivos, com essa situação da ação dos patógenos nas plantas, os seres humanos são afetados diretamente, pois os mesmos dependem das plantas para a produção de alimentos, produção de medicamentos, para a conservação do solo, etc...
    Muitos fatores podem influenciar direto ou indiretamente para a presença de doenças nas plantas, esses fatores são considerados relevantes para que as plantas possam se desenvolver com normalidades, ou seja, complete seu ciclo de vida sem problemas. Entre esses fatores podemos destacar a condições de solo, ambientais (ar, agua, clima, temperatura, etc), manejo de produção, conservação e preservação, isto é, manter um equilíbrio biológico.
    As principais doenças cerca de 70% são causados pelos fungos, os outros 30% são causados por bactérias, vírus, nematódeos e protozoários respectivamente. Para que ocorra algumas doenças ou problemas nas plantas, são necessário pelo menos dois componentes: uma planta susceptível e um agente patogênico, e ambos deve se contactar e haver uma interação entre os mesmos, porem muitas vezes dependendo das condições do meio e do manejo, o agente patogênico poderá não se desenvolver, ou a planta conseguir resistir os ataques do agente. E embora muitas vezes haja uma interação entre os dois, a doença não consegui se disseminar, isto é, se desenvolver, a planta consegui completar seu ciclo sem nenhum problema.
    Por irracionalidade humana, ou outro objetivo “desconhecido”, quando aparecem as doenças nas plantas trazendo prejuizo na produção o produtor recorre a agrotóxico visando uma solução imediata, porem, o que o mesmo estar fazendo é trazendo um problema e danos muitas fezes irreversíveis ainda maiores no futuro não só para as plantas, mas aos seres vivos que habitam no ambiente, sejam eles nas aguas, no solo e no ar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. OS TRES QUESTIONAMENTOS SOBRE O TEXTO ACIMA
    Triangulação da doenças em plantas
    "Triângulo da doença". Cada lado do triângulo representa um dos três componentes da doença: planta, agente patogénico e ambiente. O comprimento de cada lado é proporcional às características de cada componente que favorecem a doença e a área do triângulo quantifica a expressão da doença.
    Quais são os principais agentes patogênicos de plantas?
    Qual dos patogênicos é responsável pela maioria das doenças causadas em plantas?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Resumo: As plantas Também Adoecem
    As plantas como todo ser vido estão sujeitas a sofrerem alterações do meio de fatores bióticos e abióticos, estes podem agir sobre a planta de forma negativa ou positiva. Como é o caso das micorrizas, que agem de forma mutualística com as plantas.Os seres bióticos causadores de doenças em plantas causam alterações na morfologia ou na fisiologia das plantas, na maioria das vezes observa se esses aspectos para poder identificar qual o patógeno que esta atacando a planta. Para que possa ocorrer uma doença são necessários três componente: a planta, o patógeno e condições ambientais que possibilitem o desenvolvimento da doença.
    Os principais agente causadores de doenças em plantas são:
    - Os fungos que representam 70% de casos de doenças de plantas, esses se espalham principalmente através do vento ou até mesmo através do solo.
    - Os vírus que infectam diretamente as células das plantas, causando muitas vezes a morte da mesma. Os vírus são transmitidos muitas vezes por insetos.
    - Bactérias são as que menos causam doenças nas plantas, essas se disseminam através da água, por insetos ou até mesmo por animais, fixam nas raízes das plantas ou na parte aérea.
    - Os nematoides sugam o material das células vegetais através de um estilete,que é uma caraterísticas desses. As doenças causadas por esse seres são bem complexas, alguns impedem a planta de sugar água e nutriente causando por vez a morte da planta.
    - Os protozoários são parasitas obrigatórios, estes são os que causa menos danos ao seu hospedeiro se comparado aos outros patógenos, esses seres produzem uma enzima que degrada as células das plantas.

    Questionário'
    1º Quais os componentes necessários para que ocorra a doença?
    2º Como os patógenos afetam as plantas?
    3º Qual dos patógenos causadores de doenças em plantas é oque mais ocorre e por que este é o mais abrangente?

    ResponderExcluir
  6. As plantas também adoecem

    As doenças de plantas uma vez inseridas em determinado ambiente podem causar danos em plantas e até mesmo aos seres humanos, causando desequilíbrio em determinado ecossistema. Podem ser causadas por um grande número de organismos pequenos. Envolve desde organismos bióticos, até abióticos, interferindo no desenvolvimento das plantas, podendo levar até morte do vegetal. Além de causar danos econômicos, essas doenças podem ser transmitidas aos seres humanos através do consumo destes, já contaminados ou infestados com determinado doença. Uma vez que, dependemos das plantas para nos alimentarmos, etc. Alguns que se acham sabedores de tudo acham que pondo pesticidas, herbicidas, entre outros produtos para combater esses agentes patológicos, imaginam que vai resolver o problema. Aliás, pode até resolver, mas estará criando outro bem maior e irreversível, talvez. Além de contaminar o solo, a água, estará colocando em risco toda uma população, que pode ser humana ou de animais que sobrevivem se alimentando de plantas.
    Dentre os principais agentes causadores de doenças em plantas, estão: os fungos – causadores de cerca de 70% de doenças de plantas, onde estão incluídos os cogumelos, bolores e leveduras. E a maioria dos fungos patogênicos passam parte de sua vida nas plantas e outra no solo ou em material em decomposição; vírus – são partículas bem menores que as bactérias, com seu núcleo constituído somente por ácidos nucleicos (DNA ou RNA), são parasitas obrigatórios, não possuem metabolismo próprio. Um exemplo de patógeno é o mosaico do tabaco; bactérias – em relação aos fungos, esse grupo apresenta um número bem menor de doenças causadas por bactérias. Podem ocorrer onde apresentam climas úmidos e quentes, afetando tipos variados de plantas; nemátodos - estes apresentam uma característica em especial, pois possuem um estilete fino, que perfura as células vegetais e sugando seu conteúdo. Podem está no solo, podendo atacar as raízes das plantas, e também podem está livres ou em estado de dormência nas plantas, sujeitos a qualquer momento entrarem em atividade. Suas salivas possuem enzimas, que quando injetadas, causam graves danos à planta, podendo dificultar a planta na absorção de água e nutrientes; protozoários – os que causam doenças nas plantas são considerados de parasitas obrigatórios. Os que parasitam plantas, muitos são flagelados e vivem no floema, interrompendo o fluxo da seiva em seu interior. Há também indicações que alguns produzem enzimas que degradam as células das plantas infectadas.

    João Bosco L. Sousa
    Agronomia/Unilab


    Questionamentos:
    1. O que pode ser considerado em uma planta, que ela está susceptível à patógenos?
    2. O que pode caracterizar uma planta doente?
    3. Para obter resultados favoráveis no controle de patógenos em plantas, convencionalmente, recorre-se ao uso de produtos químicos, nesse contexto. Ao contrário disso, que medidas poderiam ser adotadas para substituir tal produto, de modo que combatesse o patógeno, sem agredir o meio ambiente?

    ResponderExcluir
  7. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira
    (UNILAB)
    Disciplina: Fitopatologia
    Professor: Joaquim Torres
    Aluno: Igor Simplício Teixeira

    As plantas também adoecem...

    Todos os seres vivos sofrem com problemas causados por agentes bióticos e abióticos, que ocasionam no aparecimento de doenças prejudicando o seu desenvolvimento. Nas plantas, os agentes causadores de doenças são os vírus, bactérias, fungos, protozoários e falta de nutrientes no solo. E sem falar que ela ainda sofre com a competição por nutrientes com outras plantas, ataques de insetos e animais.
    Os fungos, como os cogumelos, bolores e leveduras são os principais causadores de doenças em plantas. São heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento, e essa característica faz com que ele precise de outros seres para sobreviver. Cerca de 10.000 espécies de fungos são causadores de doenças de plantas, com isso, toda planta pode ser atacada por alguma espécie de fungo. Outra característica dos fungos, que ele é capaz de produzir esporos que facilita sua proliferação, principalmente com a ajuda do vento.
    Já os vírus são considerados verdadeiros seres vivos, e necessitam de uma célula viva para formar novas partículas. Nas plantas, ele prejudica o funcionamento das células vegetais ocasionando o surgimento de doenças.
    As bactérias disseminam através da água, insetos e animais. Podem atacar as plantas de duas maneiras, tanto na parte externa ou interna, prejudicando o seu metabolismo, podendo ocasionar na morte da planta.
    Os nematódeos geralmente atacam as raízes das plantas, perfurando as células vegetais a fim de sugar todo seu conteúdo. Com isso a planta perde sua capacidade de absolver nutrientes, e fica mais vulnerável à entrada de outros patógenos, como por exemplo, o vírus.
    O protozoário é um parasita obrigatório, ou seja, ele não é capaz de sobreviver sem um hospedeiro. Fazendo uma comparação com os outros fatores de doenças, os protozoários são os menos prejudiciais para a planta. A maioria ataca o floema, impedindo a circulação da ceiva elaborada e alguns produzem enzimas que degradam a célula infectada.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Everlania Felix .
    Curso: Agronomia. (7ª trimestre.).
    Professor: Joaquim Torres.
    Disciplina: Fitopatologia.
    Data: 27/09/2013.
    As plantas também adoecem

    Como qualquer ser vivo as plantas podem sofrer os efeitos do meio em que vivem, os quais podem ser causados por agentes bióticos ou abióticos. Tais efeitos podem causar doenças, levando a morte da planta, acarretando prejuízos econômicos, ou mesmo patologia em humanos, e animais. Por isso o estudo das patologias das plantas é tão importante. E é através dos sintomas que ela apresenta que o diagnóstico pode ser realizado.
    Mas a doença só se desenvolverá se a planta for susceptível, e houver o agente patogênico. Sendo também necessárias condições adequadas do meio que podem contribuir para que ela desenvolva a doença, ou resista a sua ação. Porque apesar de ambos terem contato, isso não significa que a doença se manifestará.
    Diante dos agentes causadores das doenças de plantas 70% são causadas por fungos. Esses micro-organismos conseguem sobreviver em condições adversas, devido a mecanismos de resistência, podendo contaminar depois de longos períodos de dormência. As formas de disseminação dos fungos podem ocorrer, pelo o vento, água, insetos, e animais. E sua penetração na planta pode ser facilitada, quando a mesma apresenta feridas.
    Um agente também patológico de plantas são os vírus, mas esses micro-organismos necessitam de vetores que os transportem para o interior do ser vivo, para que assim ocorra a contaminação. E em uma única planta, pode haver vários vírus. Quanto ás doenças de plantas causadas por bactérias, elas são menos numerosas, mas de grande importância econômica. Sua transmissão ocorre por água, insetos, ou por animais.
    Outros agentes que causam patologia em plantas são os nemátodos, e os protozoários. Os nemátodos são parasitas, que sugam a planta levando-a a morte, quando não há o seu controle. As doenças causadas por eles são bastante complexas.
    Os protozoários que causam doenças nas plantas são parasitas obrigatórios, sendo impossível cultivá-los no laboratório. Comparando-o aos outros agentes causadores de doenças em plantas, eles provocam menos estragos, e atacam uma parcela restrita de plantas.

    Questionamentos
    1) Como o meio pode favorecer a proliferação das doenças de plantas causadas por esses micro-organismos?
    2) Porque os protozoários causam menos estragos nas plantas?
    3) Quais mecanismos favorecem a contaminação desses agentes patogênicos nas plantas?

    ResponderExcluir
  9. UNILAB
    Aluno: Valdécio Rodrigues
    Curso: Agronomia
    Disciplina: Fitopatologia

    Resumo do texto “As plantas também adoecem”

    Existem agentes do meio biótico (seres vivos) e abiótico (físico-químicos) que causam perturbações, doenças e até morte de plantas. Estas doenças causam grandes prejuízos para a agricultura e não só, por vezes envenenam os animais e o ser humano, por conta disto, alguns produtores aplicam grandes quantidades de produtos químicos que contribuem para a contaminação do solo, da água, do ar e do próprio alimento.
    A caracterização destas doenças é dada pelas mudanças na estrutura ou nos processos fisiológicos da planta, provocados pelos patógenos e o ambiente onde a mesma está inserida. Estas perturbações apresentam sintomas como consequências das doenças e estes servem para confirmar a presença da efemeridade e ajudam no seu diagnóstico.
    Mas para que ocorra a doença é necessário que haja uma planta sadia, um agente patogênico em interação com a mesma e determinadas condições ambientais, que por vezes não facilitam o desenvolvimento do agente causador ou dão resistência às plantas contra o ataque, desta forma estes três componentes são determinantes para as doenças nas plantas.
    Destacando os principais agentes patogênicos de plantas, podem se encontrar os fungos que são responsáveis por cerca de 70% das doenças, os vírus, as bactérias em que as suas doenças são menos numerosas em relação aos dois primeiros patógenos, os nematódeos que são pequenos animais e os protozoários que vivem em meio líquido e a sua contribuição em doenças de plantas é menor.
    Questionamentos:
    1- Por que estudar as doenças de plantas?
    2- Qual a importância de se conhecer os agentes patogênicos das plantas?
    3- Como identificar qual o patógeno está provocando determinados sintomas nas plantas?

    ResponderExcluir
  10. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro – Brasileira (UNILAB)
    Disciplina: Fitopatologia
    Curso: Agronomia
    Aluna: Antonia Natalia Silva Guimarães
    Resumo: As plantas também adoecem...
    As plantas estão susceptíveis a doenças, e essas podem ser causadas tanto por agentes vivos (bióticos), quanto por agentes abióticos. As doenças de plantas devem ser estudadas, pois podem levar a destruição das mesmas, ocasionando a morte, causando assim vários danos, principalmente econômicos, pois essas plantas são na maioria das vezes utilizadas para alimentação.
    O que se sabe é que grande parte dessas doenças são causadas por agentes patogênicos, que podem provocar danos aos consumidores desses alimentos (humanos ou animais).
    As plantas doentes são caracterizadas pelo fato de apresentarem mudanças em sua estrutura. E podem variar de acordo com o agente causador, que podem ser principalmente os micro-organismos como: fungos, vírus, bactérias, nematódeos e protozoários, mas também algumas delas podem ser ocasionadas pelas condições ambientais, ou ainda podem ser danificadas pela incidência de insetos, ou pela ação do homem ou animais.
    Em geral, quando uma planta está doente apresenta uma série de sintomas, o que ajudam a diagnosticar as causas com maior facilidade. Valem ressaltar que para ocorra as doenças são necessários três componentes básicos: a planta susceptível (hospedeiro), o agente causador (patógeno) e o ambiente favorável. A interação entre esses três fatores é o que determina a ocorrência das doenças de plantas.
    Questionamentos:
    1. Quais os agentes causadores de doenças em plantas?
    2. Quais as sintomatologias apresentadas por plantas doentes? E quais órgãos atingidos?
    3. Quais os componentes necessários para que ocorra a doença?

    ResponderExcluir
  11. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro – Brasileira (UNILAB)
    Disciplina: Fitopatologia
    Curso: Agronomia
    Aluna: Mykaelly Morais Vieira
    “As plantas também adoecem...”

    As plantas ocupam uma das principais posições na lista do que é necessário para a sobrevivência do homem, as doenças de plantas são importantes tendo em vista que a sua ação acaba com a vida da planta e portanto nos afetam diretamente já que somos dependentes das plantas e de sua atuação no meio ambiente.
    A doença de planta trás consigo diversos problemas não só para planta, mas para o ambiente e para o homem também. Agem causando a improdutividade das culturas e com isso danos econômicos e não só isso, atua causando doenças graves no homem e nos animais se estes consumirem os vegetais contaminados. Tendo em vista estes transtornos causados pelas doenças de plantas tem-se usado técnicas de manejo na busca de controle dessas doenças, mas o uso desses meios se torna inadequado já que muitos deles poluem os alimentos, a água, e o ambiente a exemplo dos pesticidas. Os agentes que podem causar doenças em plantas podem ser fungos, os vírus que atuam no interior das células da planta causando doenças, as bactérias neste caso as doenças causadas pelas bactérias são menos numerosas, os protozoários que são parasitas obrigatórios sendo considerados menos importantes pela menor incidência de estudos sobre eles, provocam menos estragos numa planta e atacam um conjunto restrito de plantas. Ao afetar uma planta a doença age causando diversos sintomas como mudanças na cor da planta, mudanças em sua anatomia e alteração do metabolismo. Os órgãos mais afetados podem ser os de reserva como o tubérculo, os caules e folhas, a raiz, os frutos entre outros.
    Contudo quando a planta encontra-se doente, vários fatores devem ser avaliados como condições desfavoráveis no ambiente, falta de nutrientes, substancias tóxicas no ar. Enfim fatores que não permitem que a planta se desenvolva de fato e seja capaz de se defender de um possível ataque de uma doença. Portanto a doença que afeta uma planta não deve ser atribuída apenas ao patógeno.

    1. Quando a planta está doente somente o patógeno seria responsável por esta contaminação? Se não, que outros fatores estariam envolvidos?
    2. Quais os sintomas causados pelas doenças de plantas?
    3. Quais as formas inadequadas de manejo e quais as suas causas quando usadas na tentativa de controle das doenças de plantas?

    ResponderExcluir
  12. RESUMO: As plantas também adoecem...
    Considerando que as plantas também são seres vivos e estão sujeitos e expostas a diversas interações em relação ao ambiente e aos microrganismos, assim como os seres humanos. Podendo sofrer alterações em seu desenvolvimento, crescimento, surgimento de doenças e consequentemente sua morte. As doenças que surgem nas plantas devem ser tratadas com bastante cautela, pois estão ligadas diretamente na produção, qualidade de grãos, frutos e seus derivados, podendo ocasionar em altos preços dos produtos que as pessoas necessitam para compor sua alimentação. Há ainda o risco de provocar em animais e nas pessoas o surgimento de várias outras doenças provenientes desses produtos vegetais doentes, ocorrendo também a devastação das demais culturas cultivadas, com isso no intuito de interromper e controlar a proliferação dessas doenças utiliza-se cada vez mais o uso desenfreado de agrotóxicos ( pesticidas, fungicidas e outros) favorecendo o desequilíbrio desse ambiente poluindo agua de rios principalmente os alimentos.
    Nos dias de hoje já se sabe que o surgimento de doenças em plantas ocorre por fatores que interagem e se influenciam resultando em modificações desordenadas em suas estruturas fisiológicas e morfológicas representado pelo tripé patógeno sendo o agente causal, hospedeiro sendo a planta suscetível e um ambiente favorável. Esses agentes causadores de plantas são bem semelhantes aos que atacam aos seres humanos como os vírus, as bactérias, fungos e vários outros. Entretanto existem várias formas de identificar o ataque desses microrganismos patógenos principalmente na observação em alterações e mudanças nos órgãos da planta.
    Dentre os microrganismos os fungos são os que apresentam as principais doenças causadas nas plantas podendo permanecer no solo inativo por muito tempo e voltando a contaminar o solo e as plantas principalmente as que apresentam feridas causadas por insetos ou por pessoas quando o ambiente apresenta condições favoráveis a sua proliferação. Os vírus também são causadores de muitas doenças, mas não se deslocam nem se movem por vontade própria, precisam de outro ser para se transportar como insetos e animais. As bactérias e nemátodos são menos numerosos e apresentam menos riscos as plantas em relação aos fungos e vírus, mas quando atacam as plantas ocasionam muitos estragos podendo comprometer toda a produção. Por fim os protozoários que vivem especialmente em meio liquido e em relação aos demais é considerado menos importante.
    Questionamentos:
    Qual a importância de um ambiente equilibrado?
    Qual o melhor método para identificar patógenos causadores de doenças em plantas?
    Que situações caracteriza-se que uma planta é susceptível a contaminações por patógenos?

    ResponderExcluir
  13. Nome: Francisco Adelino de Assis Araújo de Lucena
    Curso: Agronomia (7ª trimestre)
    Professor: Joaquim Torres
    Disciplina: Fitopatologia
    Data: 27/09/2013.
    As plantas também adoecem
    O motivo pelo qual as plantas também estão suscetíveis as doenças é devido a fatores que estão ligados a ação biótica e abiótica, que ocasionam distúrbios no seu desenvolvimento, deficiência nutricional e até mesmo acarretando a morte do vegetal.
    As doenças presentes nas plantas são de grande relevância para a sociedade por estas serem fonte de recursos para alimentação, para indústria, para habitação e para o ambiente. Além disso, acarretam grandes prejuízos econômicos, em alguns casos provocam doenças em seres humanos e animais que consomem vegetais contaminados por algum patógeno. Outra área atingida é o ecológico, pois a devastação das culturas agrícolas prejudica o equilíbrio ambiental e, por conseguinte, é necessário o uso de agroquímicos indiscriminado para reverter o quadro, no entanto, a água, o ambiente e até os alimentos são contaminados com o seu uso.
    Quanto à doença as plantas apresentam alterações na sua estrutura ou processos fisiológicos ocasionados por agentes patogênicos e/ou condições desfavoráveis do ambiente em que vivem. Essas alterações são chamadas de sintomas que na verdade não é a doença em si, mais por meio deles pode-se chegar ao diagnóstico da doença. Os sintomas vão desde mudanças de cor, alterações de órgãos, modificações anatómicas, produções anormais de substâncias e diversas alterações metabólicas. Principais órgãos atingidos são: raízes, caules, folhas e flores.
    Os agentes causadores são semelhantes àqueles que são responsáveis por doenças em humanos e animais; os mais conhecidos são os micro-organismos como fungos que representam cerca de 70% de doenças de plantas, tendo em torno de 10.000 espécies patógenas; vírus por ser um parasita obrigatório intracelular; bactérias têm menos doenças em relação aos fungos e vírus, todavia, as existentes são de grande importância econômica, sendo comuns em climas úmidos e quentes afetando todo tido de planta e, menos conhecido, mas com grande importância são os protozoários e os nematódeos, no qual todos são influenciados pelas condições ambientais.
    Para que ocorra a doença é preciso três componentes: um hospedeiro, um patógeno e o ambiente, estes interagem entre si para determinar a presença da doença.

    ResponderExcluir
  14. Como as doenças são diagnosticadas?
    Por que os fungos são em maior quantidade?
    Quais doenças são mais comuns nas plantas?
    Nome: Francisco Adelino de Assis Araújo de Lucena
    Curso: Agronomia (7ª trimestre)
    Professor: Joaquim Torres
    Disciplina: Fitopatologia
    Data: 27/09/2013.

    As questões são:

    Como as doenças são classificadas?
    Por que os fungos são em maior quantidade?
    Quais doenças são mais comuns nas plantas?

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Ananda Bezerra Bomfim
    Disciplina: Fitopalogia
    Professor: Joaquim Torres

    Resumo: As plantas também adoecem.
    As doenças que ocorrem em plantas afetam diretamente os seres humanos e o meio onde estão inseridas. As plantas podem sofrer efeitos de agente do meio em que ela está inserida quer seja biótico ou abiótico causando doenças que por sua vez são importantes, pois as destroem e seus produtos causando danos econômicos e ainda efeitos patológicos em animais e humanos, pois estes fazem uso dos produtos vegetais. Com a destruição de culturas agrícolas por doenças são utilizados grandes quantidades de produtos pesticidas que poluem o meio ambiente como também os alimentos.
    Diversos são os agentes causadores de doenças em plantas podem ser microrganismos como vírus, bactérias, fungos, protozoários e nematódeo como também condições ambientais inadequadas para a sua sobrevivência. Pode-se observar que quando a planta está doente ela apresenta mudanças na sua estrutura ou processos fisiológicos, essas mudanças podem ser causadas tanto por agentes patogênicos como condições inadequadas em que ela se encontra. Causa de doenças de plantas não podem ser só atribuída a um agente, pois é bem mais complexa e envolve a ação de um ou vários agentes.
    Para que ocorra doença são necessários pelo menos dois componentes, existir uma planta vulnerável a doença e um agente patogênico que devem entrar em contato e haver uma interação, mas não necessariamente o agente pode se desenvolver, pois pode as condições não ser favoráveis ao seu desenvolvimento ou ainda a planta conseguir resistir ao ataque.

    QUESTIONAMENTOS:
    1. Por que as doenças de plantas são importantes?
    2. A causa de uma doença não pode normalmente atribuir-se a um único agente, geralmente é mais complexa e envolve a ação isolada ou conjunta de vários agentes. Quais os agentes causal de doenças em plantas?
    3. Quais os fatores para ocorrência de doença em plantas?

    ResponderExcluir
  16. UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB
    INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL
    CURSO: AGRONOMIA
    DISCIPLINA: FITOPATOLOGIA
    PROFESSOR: JOAQUIM TORRES
    ALUNO: EDNÂNGELO DUARTE PEREIRA

    RESUMO: AS PLANTAS TAMBÉM ADOECEM - Joana Henriques
    O texto aponta que assim como os seres humanos as plantas também sofrem influencia do meio, tanto abiótico como biótico, o que pode atrapalhar o seu desenvolvimento, causar doenças ou até mesmo sua morte. Segundo o texto, os agentes causadores de doenças em plantas são semelhantes aos que causam doenças nos humanos e outros animais. Entre estes, destacam-se microrganismos como vírus, bactérias, fungos, protozoários e nematódeos. O autor chama atenção ainda para as condições ambientais desfavoráveis como excesso ou falta de nutrientes, umidade, luz, e presença de substâncias tóxicas no ar ou no solo.
    Outros fatores levantados no texto para que as plantas sejam acometidas por alguma doença é, competição com outras plantas indesejáveis e ainda por serem danificadas por insetos, humanos e outros animais. A causa de uma doença não pode normalmente atribuir-se a um único agente, geralmente é mais complexa e envolve a ação isolada ou conjunta de vários agentes.
    De acordo com o texto, as perturbações causadas pelos agentes patogênicos originam alterações morfológicas ou fisiológicas nas plantas cuja expressão constitui o conjunto de sintomas, estes últimos não são a doença em si, mas sendo provocados por ela, indicam a sua existência e ajudam no seu diagnóstico. Desta forma segundo o autor, para que ocorra a doença são, então, necessários pelo menos dois componentes: uma planta susceptível e um agente patogênico, que têm que contatar e interagir com a planta. No entanto, o texto chama atenção que dependendo das condições climáticas o patógeno poderá não se desenvolver na planta atacada, ou o vegetal atacado ser resistente a este ataque, embora haja contato entre os dois. Assim, surge um terceiro componente determinante para o surgimento da doença; as condições ambientais.
    Por fim, o autor realiza uma, descrição dos principais agentes patogênicos de plantas (Fungos, Vírus, Bactérias, Nematódeos e Protozoários).

    QUESTIONAMENTOS:
    1.QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE PLANTAS DOENTES?
    2.QUAIS OS SINTOMAS EM PLANTAS DOENTES?
    3.PARA QUE OCORRAM DOENÇAS EM PLANTAS SÃO NECESSÁRIOS PELO MENOS DOIS COMPONENTES. QUAIS SÃO ELES? ALÉM DESSES DOIS, EXISTE AINDA OUTRO FATOR DETERMINANTE PARA A DOENÇA SE ALASTRAR. QUAL É ELE? EXEMPLIFIQUE.

    ResponderExcluir
  17. Resumo: As plantas também adoecem.
    As plantas sofrem influência de agentes do meio, provocando alterações que interferem no desenvolvimento, ocasionando doenças. As doenças nas plantas são caracterizadas por alterações morfológicas e fisiológicos, as quais são expressas por meio de sintomas que indicam a existência da doença e seu diagnóstico.
    A interação entre uma planta susceptível, um agente patogénico e condições ambientais são determinantes para doenças em plantas. A causa da doença em plantas é definida como complexa, pois se deve considerar a ação isolada e conjunta de vários agentes.
    A maioria dos micro-organismos necessita de fatores que favoreçam a sua disseminação, como vento, água, insetos e outros animais.
    Os agentes que provocam doenças em plantas são micro-organismos como vírus, bactérias, fungos, protozoários e nemátodos.
    •Fungos: micro-organismos responsáveis por 70% das doenças de plantas;
    •Vírus: podem infectar uma ou várias espécies de plantas e uma espécie de plantas é normalmente atacada por muitos tipos de vírus diferentes;
    •Bactérias: as doenças causadas por bactérias são menores em comparação a causadas por fungos ou vírus, possuindo algumas das doenças de maior importância econômica;
    •Nemátodos: abundantes na natureza, presentes em meios aquáticos, no solo ou como parasitas de animais e plantas, podendo causar graves doença; geralmente habitam o solo atacando a raiz;
    •Protozoários: parasitas obrigatórios, provocando menos estragos e atacando uma gama mais restrita de plantas.
    As doenças em plantas as destroem e aos seus produtos, causando danos econômicos e ambientais.
    QUESTIONAMENTOS:
    1. Como as doenças das plantas influencia o homem?
    2. Explique os danos econômicos e ambientais da doença das plantas.
    3. Quais os agentes causadores de doenças em plantas e como eles são disseminam?

    ResponderExcluir