quarta-feira, 10 de junho de 2009

Manejo Agroecológico de Doenças

Agricultura Convencional

Desequilíbrio ecológico;
Pulverizações químicas;
Desequilíbrio no metabolismo de plantas e animais;
Monocultura;
Densidade de plantio.

(*)


Agroecologia


Métodos agroecológicos buscam aplicar o princípio da prevenção, fortalecendo o solo e as plantas através da promoção do equilíbrio ecológico em todo o ambiente. O manejo agroecológico é baseado no reconhecimento da vida, do equilíbrio entre o seres vivos: humano, planta e animal, para o mais perto possível do perfeito equilíbrio ecológico de um sistema.


DUFRENOY (1936)


“Toda circunstância desfavorável a formação de nova quantidade de citoplasma, isto é, desfavorável ao crescimento celular, tende a provocar, na solução vacuolar das células, um acúmulo de compostos solúveis inutilizáveis tais como açúcares e aminoácido.”. “Este acúmulo de produtos solúveis parece favorecer a nutrição de microrganismos parasitas e, portanto, diminuir a resistência da planta às doenças parasitárias”.

(CHABOUSSOU, 1999; PASCHOAL, 1995).



Um estado predominante de proteólise nos tecidos da planta, em decorrência de diversos fatores, a exemplo da ação fisiológica do agrotóxico que inibe a proteossíntese, proporciona ao parasita, praga ou fitopatógeno, um ambiente fértil para crescerem e se multiplicarem livremente na planta.

Agroecologia: medidas preventivas


Plantio de variedades e espécies resistentes às pragas e doenças;
Plantio em épocas corretas e com variedades adaptadas ao clima e ao solo da região;


Uso da adubação orgânica;
Rotação de culturas e adubação verde.
Consorciação de culturas e manejo seletivo do mato;
Cobertura morta e plantio direto.


Uso de plantas "quebra ventos" ou de "faixas protetoras";
Nutrição equilibrada das plantas com macronutrientes e micronutrientes.


Manter diversificação de culturas na área. Normalmente os ataques se apresentam em quadros de monocultura. Uma boa gramíneas e compostas; sugestão é a utilização de leguminosas,

Conhecer as principais espécies e favorecê-las através de diversas práticas (manejo do mato nativo, adubação orgânica, preservação de fragmentos florestais, entre outros), é uma estratégia fundamental para o sucesso do controle de pragas e doenças na agricultura agroecológica.
(*) Foto: http://www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/artigos/fazendinha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário