quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Epidemiologia em questões

Vanderplank (1963) conceituou epidemiologia como “a ciência da doença em populações.” Por sua vez, Kranz (1974) disse que: “epidemiologia é o estudo de populações de patógenos em populações de hospedeiros e da doença resultante desta interação, sob influência do ambiente e a interferência humana”.


1. Fazer uma representação gráfica de uma epidemiologia em patossistema selvagem e outra de um patossistema agrícola.

2. “Uma doença infecciosa pode se manter unicamente por meio de contínuas reinfecções baseadas na cadeia de infecção. Por cadeia de infecção entende-se a transmissão contínua, seriada, de material infetivo de uma planta para outra” (Gäumann, 1950). Explique e forneça um exemplo prático.

3. Desenhe e explique o Diagrama esquemático proposto por Agrios (1997)  para um potossistema agrícola.


4. Explique o modelo analógico de Fergies para o patossistema temperado e compare com o patossistema tropical.

5. Duas condições básicas para o aparecimento de uma epidemia dependem do próprio hospedeiro, quais sejam: população numerosa e plantas suscetíveis. Com base nestas condições forneça um exemplo prático de como uma simples doença se transforma em uma epidemia.

6. Conceitue: a) uma epidemia explosiva; b) epidemia tardívaga; c) epidemia poliética.

7. Comparando algumas características epidemiológicas das regiões tropicais-subtropicais e temperadas, podemos dizer que no caso da primeira: a) o inóculo inicial é: ( ) alto; ( ) baixo; b) o período infeccioso e o número de esporos é: ( ) um pico; ( ) intermitente.

8. O que é um patossistema?

9. Explique o modelo analógico proposto por Fegies para epidemiologia em patossistema temperado.


10. Afirma-se que epidemia, refere-se a um aumento na incidência-severidade e/ou um aumento na área geográfica ocupada pela doença. Os termos incidência e severidade relacionam-se respectivamente a: a) extensão e intensidade; b) intensidade e extensão; c) nada disso.

11. Epidemia não é o oposto de endemia. Explique e justifique.

12. O que é um surto epidêmico. Exemplifique.

13. A epidemiologia possui uma face acadêmica e uma aplicada, porém a face aplicada tem sido ignorada por grande parte de fitopatologistas. Tudo leva crer que a falta de uma visão holística seja a razão maior dessa situação. Como uma visão holística contribuiria para melhorar a face aplicada da epidemiologia?

14. Qual a diferença de um fitopatossistema ou patossistema vegetal para um patossistema selvagem?

15. O que é doença de juros simples e doenças de juros compostos? Forneça exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário