terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ciclo das relações patógeno - hospedeiro.

1. Virulência é a medida da patogenicidade. Três fatores concorrem para tal medida. Portanto ela é resultante de três forças componentes. Quais são essas forças?


2. No texto abaixo descrito, indique o que está errado e corrija-o: Em determinadas lesões de origem infecciosa a saprogênese e a patogênese podem ocorrer paralela e simultaneamente. A primeira nos bordos, nos limites entre os tecidos lesados e sadios, dando curso ao processo de expansão infecciosa, e a segunda na parte central, ocupada por tecidos já necrosados, em processo de decomposição.

3. No tocante a saprogênese responda: A saprogênese faz parte do ciclo dos patógenos que se comportam como parasitas obrigatórios?

4. Do ponto de vista da avaliação da severidade da doença, você acredita que os efeitos dos ciclos secundários tendem a uma expressão maior de grandeza em relação àqueles do ciclo primário? Explique e justifique.

5. Os ectoparasitas emitem para o interior do hospedeiro estruturas especiais de sugação ou exploração, ao tempo em que se desenvolve superficialmente. Fungos do gênero dos oídios emitem que estrutura? E os nematóides ectoparasitas?

6.Na colonização, o patógeno passa a nutrir-se do hospedeiro. Na exploração, que é o processo mais comum e que culmina com o desencadeamento de efeitos necróticos, o patógeno consome os tecidos do hospedeiro. E na modalidade de espoliação?

7. Quanto a modalidade de colonização segundo a localização, pode-se distinguir dois critérios: localizada e generalizada. Classifique os patógenos a seguir conforme a modalidade de colonização segundo a localização: Ralstonia solanacearum, Tobacco mosaic virus, Colletotrichium gloeosporioides e Alternaria solani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário