domingo, 25 de março de 2012

1. CONCEITO DE DOENÇA

A doença é o tema central da Fitopatologia. Desde os trabalhos de De Bary, em 1853, quando se comprovou a natureza parasitária das doenças de plantas, estabelecendo a Fitopatologia como ciência, muitas definições e conceitos foram propostos para doenças de plantas. Ao tentar definir doença, os fitopatologistas esbarram em algumas dificuldades, entre elas como estabelecer os limites entre o que é normal ou sadio e o que é anormal ou doente; como separar doença de uma simples injúria física ou química; como separar doença de praga ou de outros fatores que afetam negativamente o desenvolvimento das plantas; como aceitar que fatores do ambiente, como falta d’água, possam causar doença. Estas questões levam-nos a entender a doença como um fenômeno de natureza complexa, que não tem uma definição precisa.
Algumas definições clássicas, encontradas na literatura, servem para ilustrar a imprecisão do conceito de doença de planta.


Este é um pequeno texto extraído da apostila do Prof. Sami J. Michereff da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA – ÁREA DE FITOSSANIDADE.

Com base neste texto, as equipes deverão enviar por e-mail até 28/03/2012 10h, um comentário em que justificaria a amplitude do conceito de doenças de plantas com uma visão holística e sistêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário