quinta-feira, 15 de março de 2012


 



LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA

Objetivo: Diagnóstico de doenças de plantas
Atividades:

a)    Didática: aulas práticas;
b)    Pesquisa;
c)    Atendimento aos agricultores;
d)    Atendimento aos órgãos governamentais e ONG´s;

Outro ponto importante da Clínica é a oportunidade que os discentes possuem para aprender sobre a diagnose de fitomoléstias e também o contato com os produtores e técnicos.
Patógenos conhecidos em amostras de plantas:
 - Fungos Fitopatogênicos

- Bactérias Fitopatogênicas 

- Vírus Fitopatogênicos

Diagnóstico rápido: por sintomatologia e análise de preparações frescas ou a partir de isolamento em meio de cultura. Microscopia ótica comum. Doenças comuns causadas por fungos, bactérias, nematóides e vírus conhecidos; confirmação até nível de gênero para fungos, bactérias e nematóides - método qualitativo.

CUIDADOS GERAIS:

1. Antes de coletar amostras, confirme, por via telefônica ou e-mail, se o laboratório poderá receber as amostras na ocasião.
2. Evite o envio de amostras nos finais de semana.
3. Preencher a ficha de informações e enviá-la junto com cada amostra. Amostras sem informações não serão analisadas e serão automaticamente descartadas.
4. Embalar as amostras separadamente e identificá-las.
5. A embalagem deve trazer os dizeres: “amostra para diagnóstico”.
6. A amostra jamais deve ser congelada.
7. Após a coleta, a amostra deve chegar ao destino no menor tempo possível.
8. Não transportar as amostras em porta-malas de carro (a menos que estejam dentro de caixa de isopor), nem em carrocerias, sem embalagem.

CUIDADOS NA COLETA DAS AMOSTRAS:

1.    Antes de coletar a amostra, examine bem as plantas, inclusive as raízes (se possível), a procura de sintomas.
2. Colete todas as partes da planta com sintomas observados. Colete também o colo e as raízes de plantas com amarelecimento ou murcha.
3. No caso de plantas pequenas, colete a planta inteira, com as raízes.
4. Coletar só plantas com partes sadia e doente, e não já totalmente mortas.
5. Nunca colete uma única planta ou parte dela. Colete um número razoável (no mínimo três ou mais), considerando, porém, o custo do transporte.
6. De plantas raquíticas, que apresentam sintomas de deficiências nutricionais, em áreas localizadas no plantio, coletar também amostras representativas do colo e raízes, retirando-as com cuidado e coletar amostras de solo.
Coleta-se, na projeção da copa, amostra de solo até 25-30 cm de profundidade. Coletar 10 a 20 amostras por ha, misturar e retirar ± 1kg de solo para análise. Coletar amostra separada, também, de área com plantas sadias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário