quarta-feira, 14 de março de 2012


Equipe: Antonio Lourival, Elvys Halan, Francisco Rondynelle, José Aroldo, Julio, Leonardo Lenin, Paulo José, Vicente de Paulo e Weslley Costa.

FITOPATOLOGIA I – Questionário referente à aula “Historia, conceito e importância da Fitopatologia”.

1.    Quais as cinco fases ou períodos que a história da Fitopatologia pode ser dividida?

2.    Por quais motivos o Período místico foi denominado desta forma?

3.    Durante o Período da predisposição, qual característica já demonstrava que os microrganismos eram causadores de inúmeras doenças?

4.    Em que período ficou esclarecido o importante papel do ambiente tanto na resistência das plantas como na variabilidade do patógeno e favoreceu o aparecimento dos primeiros métodos de controle? Quais estudos favoreceram essas descobertas?

5.    O que a Fitopatologia estuda?
6.    Sabemos que no Brasil a Fitopatologia desenvolveu-se em dois sentidos diferentes, quais eram os objetivos de ambos os sentidos?

7.    Quais os benefícios das plantas transgênicas resistente aos vírus?

8.    Por que a historia da Fitopatologia é dividida em períodos? Essa divisão traz algum beneficio para nós estudantes?

9.    Qual (ais) preceito(s) pode observar e absorver na trajetória da evolução da Fitopatologia para o cotidiano do profissional Eng.Agrônomo?

10.    Qual (ais) interação(ões) pode(mos) observar entre os períodos da fitopatologia?

11.    Na sua opinião qual(ais) ponto(s) marca(m) o inicio das doenças de plantas?

12.    No final do período místico, botânicos faziam descrições de sintomas das doenças de plantas. Com o progresso da Micologia, a atenção foi despertada para a associação fungo-planta doente. Desta forma, Tillet (1714-1791) atribuiu ser um fungo a causa da cárie do trigo. Targioni-Tozzetti, em 1767, considerou também serem os fungos os agentes causais de certas doenças, quais eram essas fitopatologias?

13.    Em 1870, o alemão Draenert constatou no Nordeste do Brasil a primeira bacteriose de planta, no período Etiológico; em que cultura era essa bacteriose e como ela é conhecida?


14.    A ciência atribuiu a Burril, em 1877, o primeiro relato sobre bacteriose de plantas.  Este mostrou que o crestamento da macieira e pereira era induzido por uma bactéria, hoje denominada?


15.    Em 1874, Sorauer teve o mérito de separar as doenças parasitárias das não parasitárias ou fisiológicas em seu livro "Handbook of Plant Diseases". A partir de então, doença parasitária passou a ser entendida como resultante da interação hospedeiro-patógeno-ambiente, sendo reconhecida pela primeira vez a importância dos fatores ecológicos sobre as doenças de plantas. Como isso afeta seu entendimento do ponto de vista agronômico?




Nenhum comentário:

Postar um comentário