sábado, 28 de setembro de 2013

Classificação de doenças de plantas


28/09/2013







Atividade de aprendizagem sobre CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS

Caro(S) discentes,
1.     Do ponto de vista do agrônomo que trabalha na extensão rural, qual seria a melhor forma de classificação de doenças de plantas? Como você justificaria a forma escolhida?
2.     Idem para o pesquisador?
3.     De que modo o estudo e compreensão dos aspectos fisiológicos contribuíram para McNew estabelecer a sua tão conhecida classificação de doenças?
4.     Correlacione os processos fisiológicos aos grupos de doenças conforme a classificação de McNew.
5.     Do ponto de vista da evolução parasitária, agressividade e especificidade, como você caracteriza os diferentes grupos de doenças conforme a classificação de McNew?
6.     Um agricultor consultou um técnico sobre um problema de ordem fitossanitária e expôs o seguinte quadro: Plantas apresentavam murchas nas horas mais quentes do dia e no final da tarde davam impressão de recuperação, porém no dia seguinte murchavam de vez, amareleciam, secavam e morriam. Com base no grupo de doenças de McNew, quais procedimentos você adotaria para enquadrar tal quadro sintomatológico em um dado grupo?

Prazo para entrega via postagem no blog: 05/10/2013

11 comentários:

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  2. Questão 1
    R.: A melhor classificação para o extensionista é a que toma o hospedeiro como parâmetro, pois é o método mais acessível para o agricultor.

    Questão 2
    R.: Para o pesquisador a melhor classificação é a de McNew, pois apesar de diferentes patógenos atuarem sobre um mesmo processo vital, o modo de ação dos mesmos em relação ao hospedeiro envolve processos semelhantes.

    Questão 3
    R.: Verificou-se que a ação do patógeno ocorre exatamente nos processos fisiológicos vitais do hospedeiro.

    Questão 4
    Grupo I(Doenças que destroem os órgãos de armazenamento) - Acúmulo de nutrientes em órgãos de armazenamento para o desenvolvimento de tecidos embrionários.
    Grupo II (Doenças que causam danos em plântulas)- Desenvolvimento de tecidos jovens às custas dos nutrientes armazenados.
    Grupo III(Doenças que danificam as raízes) - Absorção de água e elementos minerais a partir de um substrato.
    Grupo IV (Doenças que atacam o sistema vascular)- Transporte de água e elementos minerais através do sistema vascular.
    Grupo V (Doenças que interferem com a fotossíntese) – Fotossíntese.
    Grupo VI (Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotossintetizadas)– Utilização, pela planta, das substâncias elaboradas através da fotossíntese.

    Questão 5
    R.: Do Grupo I ao Grupo VI constata-se menor grau de agressividade, maior grau de evolução no parasitismo e maior especificidade do patógeno em relação à planta. Os Grupos e I e II apresentam alta capacidade destrutiva e os Grupos V e VI são considerados mais evoluídos, pois não provoca a morte do hospedeiro.

    Questão 6
    R.: A murcha pode estar relacionada à fotossíntese ou devido a estresse hídrico, tendo em vista que a murcha é mais percebida nas folhas e levando em conta que problemas com a fotossíntese é sintoma principalmente de patologias que afetam a clorofila(coloração), a planta apresenta então problemas no vasos condutores, ou seja, problemas no transporte de água e nutrientes que coloca a doença no Grupo IV segundo a classificação de McNew.

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  3. As respostas:
    1 A melhor forma seria tomar como referencia o hospedeiro classificando e reunindo as doenças que ocorrem numa determinada espécie botânica. Por exemplo, doenças que atacam espécies como o feijoeiro.
    2 O pesquisador deve investigar tomando com base a classificação de McNew, pois patógenos diferentes podem agir no mesmo órgão da planta, mas podem prejudicarem de modo diferente o processos vitais da mesma.
    2 O pesquisador deve investigar tomando com base a classificação de McNew, pois patógenos diferentes podem agir no mesmo órgão da planta, mas podem prejudicarem de modo diferente o processos vitais da mesma.
    3 McNew em suas observações notou que os processos fisiológicos vitais das plantas são interferidos pelos patógenos.

    3 McNew em suas observações notou que os processos fisiológicos vitais das plantas são interferidos pelos patógenos.

    4 Grupo I: Doenças que destroem os órgãos de armazenamento;
    Acúmulo de nutrientes em órgãos de armazenamento para o desenvolvimento de tecidos embrionados.
    Grupo II: Doenças que causam danos em plântulas;
    Desenvolvimento de tecidos jovens ás custa dos nutrientes armazenados.
    Grupo III: Doenças que danificam as raízes;
    Absorção de água e elementos minerais a partir de um substrato.
    Grupo IV: Doenças que atacam o sistema vascular;
    Transporte de água e elementos minerais através do sistema vascular.
    Grupo V: Doenças que interferem com a fotossíntese;
    Fotossíntese.
    Grupo VI: Doenças que alteram o aproveitamento das substancias da produtos da fotossíntese;
    Utilização pela planta, das substâncias elaboradas através da fotossíntese.

    5 Os grupos I e II tem maior capacidade destrutivo são os grupo V e VI, consideradas mais evoluídas, pois provocam a morte da planta . As do grupo e I ao grupo VI apresentam menor grau de agressividade, maior grau de evolução, com patógenos mais específicos em relação ao hospedeiro.

    6 Pode estar sendo relacionado com deficiência fotossintética ou estresse hídrico, pois a murcha ocorrer principalmente na folha afetando a clorofila, o sintoma pode estar sendo causado por patógeno que atacam os vasos condutores interferindo a condução de água e nutrientes. Na classificação de McNew estar grupo IV.

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  4. Questão 1
    R. Em virtude das precárias condições de trabalho fornecidas pelos os órgãos governamentais responsáveis pela extensão rural no Brasil, acredito que a forma disponível para realizar a diagnose seja a de forma indireta através da observação dos sintomas, o que necessitará de um profissional altamente qualificado e treinado em fitomoléstia.

    Questão 2
    R. Diretamente, via exame laboratorial para constatar o verdadeiro agente causal da fitomoléstia. Por se tratar de pesquisa cientifica, com cunho eminentemente experimental num primeiro momento, (classificação de patógenos e de novas raças, por exemplo) acredito que esta seria a melhor opção.

    Questão 3
    R. Com tal conhecimento McNem, propôs uma classificação extremamente conveniente, em que os processos vitais, são os determinantes de sua classificação; já que o autor afirmava que o desenvolvimento de planta envolveria várias etapas sequenciais, dentre as quais podemos citar: o apodrecimento do fruto para a liberação da semente; o desenvolvimento dos tecidos embrionários da semente a partir das reservas da mesma; a formação dos tecidos jovens, como radícula e caulículo, ainda a partir das reservas nutricionais da semente; a absorção de água e minerais pelas raízes; o transporte de água e nutrientes minerais através dos vasos condutores; o desenvolvimento das folhas, que passam a realizar fotossíntese, tornando a planta independente das reservas da semente; o desenvolvimento completo
    da planta, tanto vegetativa como reprodutivamente, graças aos materiais
    sintetizados por ela.

    Questão 4
    R. Apodrecimento do fruto para a liberação da semente; pode-se relacionar esse processo fisiológico ao grupo I de doenças da classificação de McNew, onde os agentes patogênicos destroem estes órgãos de armazenamento; ao grupo II responsável por causar doenças em plântulas, relaciona-se aos tecidos vegetais jovens, ainda dependentes ou recém-libertados das reservas nutricionais acumuladas na semente; ao processo fisiológico de absolver água e minerais pelas raízes, relacionamos ao grupo III da classificação de McNew, tal grupo é, responsável por afetam principalmente o sistema radicular, em alguns casos, o colo da planta; ao grupo IV onde estão as doenças do sistema
    vascular, relaciona-se o processo fisiológico de transporte de água e nutrientes, realizado pelos os vasos condutores (xilema e floema).
    As folhas são responsáveis pelo processo de fotossíntese, o qual permite o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas, a tal processo fisiológico está relacionado com o grupo V da classificação de McNew, onde temos as doenças que interferem na fotossíntese e ao grupo VI, onde temos as doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotossintetizadas, podemos relacioná-lo ao desenvolvimento completo da planta, tanto vegetativo como reprodutivo, graças aos materiais sintetizados por ela.

    Questão 5
    R. De um modo geral, à medida que se caminha do grupo I para o grupo VI, constata-se menor grau de agressividade no patógeno, maior grau de evolução no parasitismo e maior especificidade do patógeno em relação ao hospedeiro.
    GRUPO I – Podridões dos órgãos de reserva
    GRUPO II – Damping-off
    GRUPO III – Podridões de raiz e colo
    GRUPO IV – Doenças vasculares
    GRUPO V – Manchas, Ferrugens, Oídios, Míldios
    GRUPO VI – Carvões, Galhas e Viroses.

    Questão 6
    R. Observaria o processo interferido, e as doenças/sintomas observados e descritos, desta maneira teríamos como processo interferido o transporte de água e nutrientes e como sintomas observados as murchas vasculares com sintomas externos e interno, assim sendo classificaria com base no grupo de doenças de McNew tal quadro sintomatológico no grupo 4, onde teríamos como agentes patogênicos parasitas facultativos como por exemplo, Fusarium oxysporum; Verticillium albo-atrum e o Ralstonia solanacearum. Ralstonia
    solanacearumsarium oxysporum

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  5. 1. Aquela em que o hospedeiro é usado como referência. Porque é mais prático, e pode ser melhor explicado desta maneira aos agricultores. Como por exemplo: Doença do tomateiro.

    2. Para o pesquisador dependendo do que ele estiver a pesquisar podem ser tomadas várias classificações: a que o hospedeiro é tomado como referência; de acordo com a parte ou idade da planta atacada; tomando por base a natureza dos patógenos; ou ainda a classificação de McNew.

    3. Dessa maneira ele percebeu que o patógeno ao atacar a planta fez com que houvesse alterações na fisiologia do hospedeiro.

    4. I. Acúmulo de nutrientes em órgãos de armazenamento para o desenvolvimento de tecidos embrionários. --> Grupo 1 - Doenças que destrõem os órgãos de armazenamento.
    II. Desenvolvimento de tecidos jovens às custas dos nutrientes armazenados --> Grupo 2 - Doenças que causam danos em plântulas.
    III. Absorção de água e elementos minerais a partir de um substrato --> Grupo 3 - Doenças que danificam as raízes.
    IV. Transporte de água e elementos minerais através do sistema vascular --> Grupo 4 - Doenças que atacam o sistema vascular.
    V. Fotossíntese --> Grupo 5 - Doenças que interferem com a fotossíntese.
    VI. Utilização, pela planta, das substâncias elaboradas através da fotossíntese --> Grupo 6 - Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotossintetizadas.

    5. Evolução do parasitismo: Do grupo 1 --> ao grupo 6;
    Agressividade: Do grupo 6 --> ao grupo 1;
    Especificidade: Do grupo 1 --> ao grupo 6.

    6. As folhas ficaram murchas pela falta de água. Desta maneira pode-se perceber que os vasos condutores foram atacados o que impossibilitou o transporte de água até as folhas. Logo a doença estará no grupo 4.

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  6. Atividade de aprendizagem sobre CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS

    1. Como extensionista rural, a forma mais adequada para a classificação de doenças de plantas é a partir do hospedeiro, pois trabalhando diretamente com o agricultor essa é a forma mais objetiva. Sendo a diagnose também realizada de forma indireta através da observação dos sintomas.

    2. Como pesquisador, a melhor forma de classificação de doenças em plantas é através exame laboratorial para constatar o verdadeiro agente causal da fitomoléstia.

    3. McNew propôs uma classificação baseada na interferência dos processos vitais das plantas ocasionadas pelos patógenos, pois o processo doença envolve alterações na fisiologia do hospedeiro.

    4. Tabela

    5. Sistema de McNew permite a ordenação dos agentes causais da doença segundo os graus de agressividade, parasitismo e especificidade. À medida que se caminha do grupo I para o grupo VI, constata-se menor grau de agressividade no patógeno, maior grau de evolução no parasitismo e maior especificidade do patógeno em relação ao hospedeiro.

    6. A murcha é um sintoma que pode ser permanente, resultando na morte dos órgãos afetados, ou temporária, com plantas murchas nos períodos quentes do dia, mas recuperando a turgidez durante a noite. É o estado flácido das folhas ou brotos devido à falta de água, geralmente causada por distúrbios nos tecidos vasculares e/ou radiculares.
    Conforme classificação de doenças proposta por McNew, esse quadro sintomatológico é enquadrado no grupo IV, pois interfere no transporte de água e nutrientes.

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  7. Disciplina: Fitopatologia
    Discente: Valdécio Rodrigues

    1- A melhor forma seria avaliar os sintomas no hospedeiro. Visto que é melhor maneira de fazer com que os agricultores compreendam.
    2- Já o pesquisador para classificar doenças de plantas, iria optar por observar, recolher e levar para a amostra para o laboratório para depois identificar a causa e utilizar a classificação de Mc New.

    3- Através dos estudos da fisiologia vegetal Mc New pôde classificar as doenças de acordo com as partes afetadas e dividir em vários grupos.
    4-
    I - Acúmulo de nutrientes em órgãos de armazenamento para o desenvolvimento de tecidos embrionários. (Grupo I)
    II - Desenvolvimento de tecidos jovens à custa dos nutrientes armazenados. (Grupo II)
    III - Absorção de água e elementos minerais a partir de um substrato. (Grupo III)
    IV - Transporte de água e elementos minerais através do sistema vascular. (Grupo IV)
    V - Fotossíntese. (Grupo V)
    VI - Utilização, pela planta, das substâncias elaboradas através da fotossíntese. (Grupo VI)

    5- Do Grupo I a VI há uma evolução do parasitismo e uma diminuição na especificidade do patógeno. Do Grupo VI a I há uma evolução na agressividade dos patógenos.
    6- A murcha na folha pode estar ligada a alta temperatura do ambiente, o que aumenta a evapotranspiração e planta perde muita água. Este mesmo clima pode proporcionar o aparecimento e multiplicação do patógeno que provocam mortes nas células das folhas por falta de água. Este sintoma está no grupo IV onde os vasos condutores são afetados.

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  8. Atividade de aprendizagem sobre CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS
    As questões respondidas:


    (1)- A melhor forma é tomar como referencia o hospedeiro classificando se e reunindo as doenças que ocorrem em determinada espécie botânica. Exemplo, doenças que atacam espécies como o feijoeiro.
    (2)- O pesquisador deve se investigar e tomando base a classificação de McNew, pois patógenos diferentes podem agir no mesmo órgão da planta, mas podem prejudicarem de maneira diferente o processos vitais da mesma.
    3 McNew em suas observações descobriu que os processos fisiológicos vitais das plantas são interferidos pelos patógenos.
    (4)- Grupo I: Doenças que destroem os órgãos de armazenamento;
    Acúmulo de nutrientes em órgãos de armazenamento para o desenvolvimento de tecidos embrionados.
    Grupo II: Doenças que causam danos em plântulas;
    Desenvolvimento de tecidos jovens ás custa dos nutrientes armazenados.
    Grupo III: Doenças que danificam as raízes;
    Absorção de água e elementos minerais a partir de um substrato.
    Grupo IV: Doenças que atacam o sistema vascular;
    Transporte de água e elementos minerais através do sistema vascular.
    Grupo V: Doenças que interferem com a fotossíntese;
    Fotossíntese.
    Grupo VI: Doenças que alteram o aproveitamento das substancias da produtos da fotossíntese;
    Utilização pela planta, das substâncias elaboradas através da fotossíntese.

    (5)- Os grupos I e II tem maior capacidade destrutivo são os grupo V e VI, consideradas mais evoluídas, pois provocam a morte da planta . As do grupo e I ao grupo VI apresentam menor grau de agressividade, maior grau de evolução, com patógenos mais específicos em relação ao hospedeiro.

    6 Pode estar sendo relacionado com deficiência fotossintética ou estresse hídrico, pois a murcha ocorrer principalmente na folha afetando a clorofila, o sintoma pode estar sendo causado por patógeno que atacam os vasos condutores interferindo a condução de água e nutrientes. Na classificação de McNew estar grupo IV.

    Juca tura co

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  9. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)


    Aluno: Francisco Dálber da Silva
    E-mail: dalber@alunos.unilab.edu.br
    Disciplina: Fitopatologia
    Curso: Agronomia
    Instituto de Desenvolvimento Rural




    Atividade de aprendizagem sobre CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS

    QUESTÃO 01

    RESPOSTA

    Partindo do ponto de vista do Agrônomo que trabalha na extensão rural a melhor forma de classificar as doenças em plantas é Aquela em que o hospedeiro é usado como referência classificando e reunindo as doenças que ocorrem em uma determinada espécie botânica.



    QUESTÃO 02

    RESPOSTA

    Partindo do ponto de vista do pesquisador deve ser é a de McNew, pois patógenos diferentes podem agir no mesmo órgão da planta, causando prejuízos de modo totalmente diferentes aos processos vitais da cultivar por exemplo. A melhor forma de classificar as doenças em plantas na ótica de quem esta pesquisando é primeiramente a observação, em seguida recolher e levar as amostras para o laboratório a fim de usar técnicas e exames mais precisos para assim identificar a causa e utilizar a classificação de Mc New.



    QUESTÃO 03

    RESPOSTA

    McNew em suas observações Verificou que a ação do patógeno envolvia alterações na fisiologia do hospedeiro dando assim condições para que o mesmo pudesse propor uma classificação das doenças de acordo com as partes afetadas e dividir em vários grupos.


    QUESTÃO 04

    RESPOSTA

    GRUPO I: (Doenças que destroem os órgãos de armazenamento) -
    Acúmulo de nutrientes em órgãos de armazenamento para o desenvolvimento de tecidos embrionários.

    GRUPO II: (Doenças que causam danos em plântulas)-
    Desenvolvimento de tecidos jovens às custas dos nutrientes armazenados.

    GRUPO III: (Doenças que danificam as raízes) –
    Absorção de água e elementos minerais a partir de um substrato.

    GRUPO IV: (Doenças que atacam o sistema vascular) –
    Transporte de água e elementos minerais através do sistema vascular.

    GRUPO V: (Doenças que interferem com a fotossíntese) –
    Fotossíntese.

    GRUPO VI: (Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotossintetizadas) – Utilização, pela planta, das substâncias elaboradas através da fotossíntese.



    QUESTÃO 05

    RESPOSTA

    Conforme a classificação de McNew sobre o ponto de vista da evolução parasitária, agressividade e especificidade . À medida que se caminha do grupo do Grupo I a VI há uma evolução do parasitismo e uma diminuição na especificidade do patógeno.


    QUESTÃO 06

    RESPOSTA

    Com relação ao que o agricultor afirma: “Plantas apresentavam murchas nas horas mais quentes do dia e no final da tarde davam impressão de recuperação, porém no dia seguinte murchavam de vez, amareleciam, secavam e morriam.” isso pode estar relacionada com deficiência à fotossíntese ou devido a estresse hídrico.

    A MURCHA ocorrer principalmente na folha afetando a clorofila das folhas então o caso citados pelo agricultor levar a supor que o problema esta nos vasos condutores gerando dificuldade no transporte de água e nutrientes.

    Sendo assim e a classificação de McNew a doença apresentada estar grupo IV.

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  10. Rafaelly de Aguiar da Silva

    Atividade de aprendizagem sobre CLASSIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE PLANTAS
    Respostas:

    1.Deve-se tomar por base o hospedeiro, dando referência, as doenças que ocorrem numa

    determinada espécie botânica, portanto tem-se as doenças individualizadas como, por

    exemplo, doenças do feijoeiro, do tomateiro, da cana-de-açúcar, etc. Facilitando assim o

    entendimento pelo agricultor.

    2. George L. McNew, em 1960, propôs uma classificação para as doenças de plantas

    baseada nos processos fisiológicos vitais da planta interferidos pelos patógenos. Assim

    ele diz que apesar de diferentes patógenos atuarem sobre um mesmo processo vital da

    planta, o modo de atuação deles envolve procedimentos semelhantes. Assim, diferentes

    micro-organismos podem causar lesões diferenciadas em folhas, porém, interfere no

    mesmo processo fisiológico vital, ou seja, a fotossíntese.

    3. Assim pôde-se relacionar a classificação de doenças e atuação dos patógenos com

    os aspectos fisiológicos das plantas sendo algo relacionado e com interações.

    4. Grupo I: (Doenças que destroem os órgãos de armazenamento) - Acúmulo

    de nutrientes em órgãos de armazenamento para o desenvolvimento de tecidos

    embrionários.

    Grupo II: (Doenças que causam danos em plântulas)- Desenvolvimento de tecidos

    jovens às custas dos nutrientes armazenados.

    Grupo III: (Doenças que danificam as raízes) - Absorção de água e elementos minerais

    a partir de um substrato.

    Grupo IV: (Doenças que atacam o sistema vascular)- Transporte de água e elementos

    minerais através do sistema vascular.

    Grupo V: (Doenças que interferem com a fotossíntese) – Fotossíntese.

    Grupo VI: (Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotossintetizadas)–

    Utilização, pela planta, das substâncias elaboradas através da fotossíntese.

    5. Do grupo I para o grupo VI, constata-se menor grau de agressividade no patógeno,

    maior grau de evolução no parasitismo e maior especificidade do patógeno em relação

    ao hospedeiro. Os patógenos dos grupos I e II apresentam alta capacidade destrutiva.

    Os patógenos encontrados nos grupos V e VI são considerados mais evoluídos, pois

    convivem com o hospedeiro, não provocando sua morte imediata. A especificidade dos

    patógenos em relação ao hospedeiro também aumenta do grupo I para o VI.

    6. Primeiramente ao observar a murcha das folhas principalmente nas horas mais

    quentes do dia poderíamos relacionar os problemas com o transporte de água e

    nutrientes. Verificando prontamente as condições do solo. Devido a possível

    ausência de nutriente verificado pela murcha da folha, podemos correlacionar com

    o amarelecimento devido à falta de nutrientes ocasionando a diminuição da taxa

    fotossintética e consequentemente a morte da folha. Portanto o fator principal que

    acarreta a morte é a deficiência no transporte de água e nutrientes, estando no grupo IV.

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  11. Respostas:
    Questão 1 - A melhor forma do ponto de vista agronômico seria avaliar a doença tomando como referência o hospedeiro, pois a classificação seria dada pelo tipo especifico da cultura, como por exemplo, as doenças do feijoeiro. Essa é uma das melhores formas, pois é pratica e de fácil entendimento para os agricultores.

    Questão 2 - Para o pesquisador a classificação de McNew seria a mais conveniente, pois ele baseia-se no processo de alteração na fisiologia do hospedeiro, e apesar de diferentes patógenos atuarem sobre um mesmo processo vital, o modo de ação dos mesmos em relação ao hospedeiro envolve procedimentos semelhantes.

    Questão 3 - Sua classificação foi baseada no estudo dos processos fisiológicos da planta, interferidos pelos patógenos.

    Questão 4 -
    • Acúmulo de nutrientes em órgãos de armazenamento para o desenvolvimento de tecidos embrionários - Grupo I (Doenças que destroem os órgãos de armazenamento);
    • Desenvolvimento de tecido jovem à custa dos nutrientes armazenados – Grupo II (Doenças que causam danos em plântulas);
    • Absorção de água e elementos minerais a partir de um substrato – Grupo III (Doenças que danificam as raízes);
    • Transporte de água e elementos minerais através do sistema vascular – Grupo IV (doenças que atacam o sistema vascular);
    • Fotossíntese – Grupo V (Doenças que interferem com a fotossíntese);
    • Utilização, pela planta, das substâncias elaboradas através da fotossíntese – Grupo VI (Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotossintetizadas).

    Questão 5 - De um modo geral, à medida que se caminha do grupo I para o grupo VI, constata-se menor grau de agressividade no patógeno, maior grau de evolução no parasitismo e maior especificidade do patógeno em relação ao hospedeiro. Assim em relação à agressividade, os patógenos dos grupos I e II apresentam alta capacidade destrutiva. Quanto à evolução do parasitismo, os patógenos encontrados nos grupos nos grupos V e VI são considerados mais evoluídos. A especificidade dos patógenos em relação ao hospedeiro também aumenta do grupo I para o VI.

    Questão 6 - Os sintomas de murcha vasculares são observados nas horas mais quentes do dia, portanto podem estar relacionado com problemas de deficiência fotossintética ou devido a estresse hídrico. De acordo com a classificação de McNew esse quadro sintomatológico se enquadra do grupo IV, de doenças que atacam os vasos condutores, o que interfere na condução de água e nutrientes para a planta.

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