quinta-feira, 8 de março de 2012


Uma abordagem da importância da Fitopatologia

Se você imaginar o planeta terra com o enfoque população x alimento, com um olhar para o que é desperdiçado, encontrará que:

A população mundial chegará aos sete bilhões em 2012, segundo a última projeção do Escritório do Censo americano, na qual analisa diferentes fatores que afetam o crescimento demográfico em 226 países. (fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL607798-5602,00.html )

Assim, em 13 anos a população mundial passará a ter um bilhão de habitantes a mais. Segundo este organismo, atualmente há 6,7 bilhões de pessoas no mundo, e os países mais povoados são China, Índia e Estados Unidos, nesta ordem.

Para produção de alimentos a FAO em 2009,  havia estimado que o mundo precisaria aumentar a produção global de alimentos em 70%, tomando como base a média de produção entre 2005 e 2007, para alimentar 9,1 bilhões de pessoas em 2050 - 2 bilhões a mais do que a atual população do planeta. Nada menos que 90% desta expansão deveria vir de maior produtividade, colheitas intensivas e incremento de 10% do uso da terra. (http://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticias/fao-reve-demanda-por-alimentos-ate-2050-para-baixo/20120209085434_Y_262 )

No que diz respeito ao desperdício, estudos afirmam que o mundo emergente e os países desenvolvidos desperdiçam aproximadamente a mesma quantidade de alimentos: 670 milhões de toneladas por ano nos países ricos e 630 milhões nas nações em desenvolvimento. (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/05/desperdicio-de-alimentos-no-mundo.html).
O número de pessoas desnutridas chega a  790 milhões nos países em desenvolvimento e outros 34 milhões de pessoas nos países ricos.

-    a cada ano, 7 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem devido à fome e à desnutrição.
-     a cada 3,6 segundos alguém morre de fome no mundo.
Fonte: WRI, Ibama, IBGE, Future Harvest, FAO, Pnuma

Nesse contexto, as perdas produzidas por doenças de plantas giram em torno de 17%. A Fitopatologia estuda a diagnose, sintomatologia, etiologia, epidemiologia e manejo das fitomoléstias, com o objetivo de prevenir e/ou minimizar eventuais perdas ocasionadas pelos fitopatógenos.

Com um olhar sobre a Microbiologia, procure observar quais as grandes contribuições desta para o surgimento da Fitopatologia.
 (Trabalho coletiva com equipes definidas)

 (enviar até 13/03)




Um comentário:

  1. Com o progresso da microbiologia foi despertado um olhar para os microrganismos como causadores das doenças de plantas através de observações e experimentos.
    A partir dos resultados os estudos foram tomando proporções mais amplas tendo assim a necessidade de uma ciência específica.

    Grupo: Ana Karoline, Aline Batista, Antonia Juliana, Edcarla, Geane, Josyelem, Jullyanna, Kleyton, Lívio, Tainara.

    ResponderExcluir