quinta-feira, 12 de abril de 2012

AULA PRÁTICA DE CAMPO SOBRE SINTOMATOLOGIA

Data: 11/04/2012
Local: Estação experimental da EMBRAPA Algodão
Município: Barbalha

Metodologia:

Alunos da disciplina de Fitopatologia I, divididos em dois grupos, percorreram o campo experimental da estação coletando material de plantas cultivadas e de plantas daninhas. Todo material coletado, foi apresentado ao grupo, e o professor solicitou que o(s) aluno(s) descrevessem o(s) sintoma(s) apresentado(s), fazendo após comentários para esclarecer a importância do reconhecimento dos sintomas na diagnose de uma fitomoléstia.

Materiais coletados foram levados para o laboratório de Fitopatologia para o devido exame e identificação do agente causal.

Podridão: tecido necrosado encontra-se em fase adiantada de desintegração. Dependendo do aspecto da podridão, pode-se especificar o sintoma como podridão mole, podridão dura, podridão negra, podridão branca
Um fato chamou a atenção de todos durante a visita. A forte incidência da "Seca da mangueira", afetando indistintamente todo plantio existente na estação.
Seca: secamento e morte de órgãos da planta, diferenciando-se do crestamento por se processar mais lentamente. Alguma vezes pode atingir toda a parte aérea da planta. Ex.: seca da mangueira, causada por Ceratocystis fimbriata.
Sintomas de mosaico, mosqueado, bolhosidade e ferrugem foram identificados em feijão caupi.
 Alunos inspecionando mangueiras com sintomas da seca e identificando galerias provocadas pela broca.
Sintomas de gomose
Análise laboratorial
Dois grupos de alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário