segunda-feira, 23 de abril de 2012


                                                Mofo cinzento das vagens do caupi*

Irrigação e doença de planta tem tudo em comum, pois o mau dimensionamento da irrigação, ou a utilização de sistema de irrigação inadequado para a cultura pode comprometer o plantio.
Vejamos o caso da fitomoléstia conhecida por Mofo cinzento das vagens do feijão caupi. Os sintomas incidem principalmente nas vagens, iniciando-se em pequenas áreas encharcadas, evoluindo posteriormente para uma coloração escura, resultando em apodrecimento dos tecidos  atacados pelo patógeno. Nesse estádio de desenvolvimento da fitomoléstia, podemos observar, à superfície das lesões, os sinais do patógeno, o fungo Botrytis cinerea.
O manejo da cultura no sentido de prevenir a ocorrência da citada moléstia tem foco no sistema de irrigação e/ou em plantios, cujo período de produção ocorra em mês de grande pluviosidade, daí porque, toda atenção deve ser dada no sentido de escolher um sistema de irrigação adequado e um turno de rega calculado em função do solo e da cultura, evitando-se o encharcamento, ou adotando-se plantio em que o período de produção das vagens não coincida com incidência de muita chuva.
_______
* material coletado em inspeção de plantio irrigado de caupi no município de Mauriti-Ce.
Créditos foto: jtorres

Nenhum comentário:

Postar um comentário