sexta-feira, 31 de maio de 2013

1.                  Com base no texto: Do ponto de vista epidemiológico, os aspectos mais importantes das interações de micro-organismos e fitomoléstias do sistema radicular sejam os que resultam no controle biológico. As fitomoléstias do sistema radicular surgem em decorrência de desequilíbrio na população de fitopatógenos, seja este causado por favorecimento (monocultura de plantas suscetíveis), por introdução inadvertida de propágulos de fitopatógenos, seja pelo desfavorecimento da população de antagonistas (utilização de pesticidas que afetam mais a população de antagonistas que a de patógenos).
Caso 1:  A cultura do maracujazeiro apresenta a murcha causada por Fusarium oxysporum f. passiflorae como uma das grandes ameaças ao plantio. A incidência é grande, principalmente em solos ácidos e arenosos. Explique a situação com base no texto acima.
Caso 2: Do ponto de vista sintomatológico como se classificam os sintomas desta doença?
Caso 3: Faça o organograma do ciclo da doença
2.            Mudanças na resistência do hospedeiro ao patógeno (predisposição). Há evidências de que, sob condições de estresse hídrico, há decréscimo da atividade fotossintética e da síntese protéica. Estas reduções podem acarretar em menores atividades de metabólitos e enzimas importantes para resistência de plantas à doença (Boyer, 1995). Explique e justifique.
3. Quando se compararam seis classes de solo na severidade de murcha de fusarium em tomateiro, o efeito supressivo relacionou-se com textura argilosa, ausência de saturação por alumínio, alto teor de matéria orgânica e caráter eutrófico. Solos conducivos foram de textura arenosa, caráter álico e menor teor de matéria orgânica. A esterilização do solo não afetou o desenvolvimento da doença, o que sugere que fatores abióticos foram responsáveis pela supressividade/conducividade (Rodrigues ET al., 1998). Responda: O que é solo supressivo? Quais os motivos da resistência a esta doença em solo supressivo? Como você recomendaria o plantio?
4. Apresente uma doença citada na sua apresentação e descreva: a) sintomatologia com ilustração; b) ciclo da doença com organograma; c) epidemiologia (curva de progresso da doença).

5. Redação no máximo de 30 linhas sobre: A importância dos aspectos sintomatológicos, epidemiológicos e do ciclo da doença na Fitopatologia.

Extratos do texto:  Ecologia e manejo de patógenos radiculares em solos tropicais / eds. Sami J. Michereff,
Domingos E. G. T. Andrade, Maria Menezes. – Recife : UFRPE, Imprensa Universitária, 2005. 398 p. : il. Bibliografia ISBN 85-87459-09-0 CDD 632
CDU 632 1. PATÓGENO RADICULAR 2. INOCULAÇÃO 3. ECOLOGIA 4. MANEJO 5. CONTROLE QUÍMICO 6. CONTROLE BIOLÓGICO 7. CONTROLE INTEGRADO 8. CONTROLE GENÉTICO 9. NUTRIÇÃO MINERAL 10. MICROBIOTA 11. SISTEMA VASCULAR I.
Michereff, Sami J. II. Andrade, Domingos E. G. T. III. Menezes, Mariahttp ://www.pgfitopat.ufrpe.br/publicacoes/samilivro3.pdf#page=218 

Prazo de entrega até 31/05/2013 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário