AULA 17/05/2013
1.
Leiam o artigo: Mancha-de-estenfilio: ressurgimento de um antigo problema do tomateiro http://bbeletronica.cnph.embrapa.br/2006/ct/ct_41.pdf , bem como a apostila e capítulo do livro Manual de Fitopatologia sobre EPIDEMIOLOGIA
DE DOENÇAS DE PLANTAS
2.
Responda:
a)
Como se classifica esta fitomoléstia conforme McNew?
b)
Quais os sintomas desta fitomoléstia?
c)
Quais fatores podem comprometer a resistência de sementes de tomate a
esta doença?
d)
Por acaso a vulnerabilidade genética poderia ser um deles?
e)
Os autores se referem como surto epidêmico, então o que você entende por
epidemia?
f)
No presente caso é uma epidemia poliética, pandemia ou endemia? Explique
e justifique.
g)
Ocasionalmente, entretanto, algumas epidemias surgem
repentinamente, escapam ao controle e tornam-se amplamente dispersas ou severas
em algumas espécies de plantas particulares. Seria o caso desta fitomoléstia?
h)
Os autores mencionam que uma das causas é o desconhecimento da
importância da doença, diagnose e controle. Como você justificaria este ponto
de vista e o que faria para contornar o problema com os agricultores?
i)
A não utilização
da resistência genética, tecnologia
eficaz e “limpa”, vai contra todos os
esforços que vêm sendo feitos para a redução de uso de agrotóxicos. Explique este ponto
de vista dos autores.
j)
Do ponto de vista epidemiológico, se você fosse coordenar um grupo de
pesquisadores para investigar o problema, quais os objetivos que você
estipularia?
k)
Com base no diagrama abaixo, explique o problema e as possíveis
soluções.
l)
Quais as possíveis condições que afetam
o desenvolvimento desta fitomoléstia do ponto de vista dos fatores do
hospedeiro? Comente cada uma delas em função do problema. Lembre-se que
trata-se do retorno da doença como relevante para a cultura.
m) Quanto a possíveis fatores do patógeno, poderíamos atribuir importância
como indutores da magnitude da epidemia? Nível de virulência e agressividade;
Quantidade de inóculo próximo ao hospedeiro; Tipo de reprodução; Ecologia e
modo de disseminação do inoculo.
n) E o que dizer dos fatores ambientais? Umidade, luminosidade, pH,
temperatura, umidade relativa, etc?
o) E aos fatores do homem?
·
Metodologia da apresentação do trabalho
em grupo: PBL – Aprendizagem Baseada em Problemas;
·
2 grupos constituídos de 6 alunos e um
aluno como moderador;
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Apresentação dia 22/05/2013;
·
Para realizar analisar o problema, fazer
leitura do artigo e do capítulo do livro/ou apostila antes do estudo do caso.
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