quinta-feira, 16 de maio de 2013




AULA 17/05/2013

1.       Leiam o artigo: Mancha-de-estenfilio: ressurgimento de um antigo  problema do tomateiro http://bbeletronica.cnph.embrapa.br/2006/ct/ct_41.pdf  , bem como a apostila e capítulo do livro Manual de Fitopatologia sobre  EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS DE PLANTAS
2.       Responda:
a)      Como se classifica esta fitomoléstia conforme McNew? 
b)      Quais os sintomas desta fitomoléstia?
c)       Quais fatores podem comprometer a resistência de sementes de tomate a esta doença?
d)      Por acaso a vulnerabilidade genética poderia ser um deles?
e)      Os autores se referem como surto epidêmico, então o que você entende por epidemia?
f)       No presente caso é uma epidemia poliética, pandemia ou endemia? Explique e justifique.

g)       Ocasionalmente, entretanto, algumas epidemias surgem repentinamente, escapam ao controle e tornam-se amplamente dispersas ou severas em algumas espécies de plantas particulares. Seria o caso desta fitomoléstia?

h)      Os autores mencionam que uma das causas é o desconhecimento da importância da doença, diagnose e controle. Como você justificaria este ponto de vista e o que faria para contornar o problema com os agricultores?

i)        A não utilização da  resistência genética, tecnologia eficaz e  “limpa”, vai contra todos os esforços que vêm sendo feitos para a redução de uso  de agrotóxicos. Explique este ponto de vista dos autores.
j)        Do ponto de vista epidemiológico, se você fosse coordenar um grupo de pesquisadores para investigar o problema, quais os objetivos que você estipularia?
k)      Com base no diagrama abaixo, explique o problema e as possíveis soluções.
l)        Quais as possíveis condições que afetam o desenvolvimento desta fitomoléstia do ponto de vista dos fatores do hospedeiro? Comente cada uma delas em função do problema. Lembre-se que trata-se do retorno da doença como relevante para a cultura.
m)    Quanto a possíveis fatores do patógeno, poderíamos atribuir importância como indutores da magnitude da epidemia?  Nível de virulência e agressividade; Quantidade de inóculo próximo ao hospedeiro; Tipo de reprodução; Ecologia e modo de disseminação do inoculo.
n)      E o que dizer dos fatores ambientais? Umidade, luminosidade, pH, temperatura, umidade relativa, etc?
o)      E aos fatores do homem?
·         Metodologia da apresentação do trabalho em grupo: PBL – Aprendizagem Baseada em Problemas;
·         2 grupos constituídos de 6 alunos e um aluno como moderador;
·         Apresentação dia 22/05/2013;
·         Para realizar analisar o problema, fazer leitura do artigo e do capítulo do livro/ou apostila antes do estudo do caso.

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