domingo, 13 de outubro de 2013

Doenças transmitidas através de sementes

PATOLOGIA DE SEMENTES

·         Patologia de sementes, é a ciência que estuda a sanidade das sementes. Tem por objetivo a identificação e controle de fitomoléstias propagadas por sementes.

·         São atribuições da patologia de sementes o levantamento e estudo de patógenos, bem como a correta avaliação de mecanismos de transmissão dos fitopatógenos, o estabelecimento dos limites de tolerância, avaliação de perdas, exames para diagnóstico das doenças transmitidas e a aplicação das medidas de manejo adequadas para o correto controle de fitomoléstias em sementes.

·         Na incidência de doenças causadas por patógenos de sementes uma coisa chama a atenção, qual seja o fato da presença do patógeno ser imperceptível, além de uma eficiente disseminação das estruturas do agente causal da doença. Chama também a atenção o fato da sobrevivência do patógeno por longos períodos e consequentemente a preservação da patogenicidade. Outro detalhe muito importante para o fitopatologista é o fato da infecção ser muitas vezes de caráter precoce, haja vista a proximidade entre patógeno e hospedeiro. Some-se aos fatos anteriormente citados, que ao disseminar-se em um determinado cultivo, a distribuição homogênea no campo, torna difícil a erradicação da fitomoléstias.

·         No que diz respeito aos aspectos econômicos, as doenças causadas pelos fitopatógenos que atacam sementes ocasionam prejuízos que podem variar dependendo do nível tecnológico adotado pelo produtor, bem como pelas condições climáticas, sem se falar nos aspectos relacionados a agressividade, grau de parasitismo e especificidade do hospedeiro. Culturas como o tomateiro apresentam perdas que podem chegar aos 23%, milho 15% e feijão vagem 20%.

·         A transmissão do patógeno quando é de caráter interno, ou seja no estabelecimento dele no interior da semente, proporciona uma maior probabilidade de infecção em condições ambientais favoráveis. Já quando o transporte do patógeno ocorre na superfície da semente, não necessariamente pode ocorrer a doença.

·         A localização do patógeno na semente depende de vários fatores dentre os quais podemos citar a época de ocorrência da infecção, as condições climáticas, bem como o modo de coleta, manuseio e transporte de sementes, além do tipo de associação do patógeno com a planta hospedeira.

·         Os fungos como agente de doenças em sementes podem causar a redução do stand, redução da germinação e vigor da semente, apodrecimento e tombamento em pré e pós-emergência. Fungos que atacam as raízes podem danificá-las causando podridões, necroses e hipertrofia.

·         Fungos dos gêneros Aspegillus e Penicillium, que ocasionam danos em sementes armazenadas podem provocar descoloração das sementes, diminuição da germinação, manchas, aquecimento, reações bioquímicas, produção de micotoxinas e toxinas.

·         São condições para incidência de doenças transmitidas por sementes um alto teor de umidade, temperatura elevada principalmente quando diante de uma baixa aeração, presença de insetos e descuidos na colheita, beneficiamento e armazenamento.

·          


Nenhum comentário:

Postar um comentário