quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DOENÇA DE PLANTA: UMA VISÃO SISTÊMICA



Muito se comenta de que a teoria na prática é outra. A coisa não é dessa maneira. É muito comum o imediatismo de técnicos e engenheiros agrônomos no sentido de identificar uma doença de planta e consequentemente recomendar medidas de manejo para o devido controle da doença.
Seria mais fácil caracterizar um fitomoléstia, a emitir sobre tal, uma identificação precipitada. A propósito, a caracterização de uma fitomoléstia, envolve a participação de alguns elementos, tais como: a planta hospedeira, o agente patogênico (não necessariamente, um ser vivo), um processo dinâmico com danos à planta hospedeira, ação importante do ambiente sobre hospedeiro e patógeno e influências mútuas entre patógeno e hospedeiro.
Outro ponto de grande importância diz respeito à etiologia – estudo da causa das doenças – Interpretar corretamente os sinais e sintomas de uma dada fitomoléstia, traduz-se em um ponto importante para conduzir à causa desta dita doença.
O ambiente influi de modo decisivo e complementar na ocorrência de um determinado surto epifitótico. A participação do ambiente se dá através de três fatores determinantes: condições favoráveis, condições propiciatórias e condições predisponentes. No primeiro caso, temos o favorecimento de forma isolada do patógeno, provendo sua sobrevivência ou fixação na área, mesmo não se encontrando associado ao hospedeiro. Já no segundo, a doença já se encontra em desenvolvimento. Neste caso, trata-se dos fatores ambientais adequados ao melhor desenvolvimento da interação patógeno-hospedeiro. Já no caso de fatores predisponentes, estes ocorrem de tal modo a influenciar tão somente o hospedeiro de sorte a torná-lo mais sujeito à doença, isso antes do estabelecimento da relação direta planta-patógeno.
O ambiente, afeta o grau de interação patógeno-hospedeiro, de sorte a acelerar, estabilizar, reduzir ou suprimir o curso da doença e isso explica as diferenças de intensidade que marcam os surtos de uma fitomoléstia em uma região.

3 comentários:

  1. Achei que essa pesquisa seria interessante http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00925015S1DREC

    ResponderExcluir
  2. A boa produção de mudas ou adiquiri-las em empresas idôneas faz uma grande diferença. Abaixo uma notícia interessante.

    http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1385

    ResponderExcluir
  3. HERPES é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções pelos médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, eu li sobre DR JAMES o grande médico herbalista que curou eu do Herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar em me ajudar com a mistura natural de ervas depois de 2 dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para mim via UPS SPEED POST e chegou até mim após 3 dias! Usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ e NOITE) e fui curado. É realmente um sonho, mas estou muito feliz! para as pessoas que sofrem das seguintes doenças, doença ovariana, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, lúpus, nefrologia e hipertensão, neurologia, obstetrícia, ginecologia e Saúde da mulher, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Mielofibrose aguda, sintomas de Alzheimer, câncer de mama, diabetes, perda de cabelo e tratamento capilar, DOENÇAS RENAIS, LEUCEMIA, LEUCEMIA MIELÓIDE, TRATAMENTO DE CÉLULAS-TRONCO e outras pessoas que estejam em contato com ele para tomar o medicamento testemunho e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por 3 boas semanas e hoje estou aqui com resultado negativo. quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar o remédio. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com Whatsapp: +2348152855846

    ResponderExcluir